Compactação e codificação de conteúdo no Firefox

Escrito por michael cox | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Compactação e codificação de conteúdo no Firefox
A compactação ajuda os sites a carregarem mais rápido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A compactação de conteúdos otimiza a velocidade de carregamento de sites, enviando pacotes muito menores de conteúdo para o navegador. Todos os grandes navegadores, dentre eles o Firefox da Mozilla, aceitam conteúdo comprimido. No entanto, o método de compactação, conhecido como codificação de conteúdo, e as configurações do servidor do site podem também fazer diferença nesse tipo de operação.

Outras pessoas estão lendo

Compactação de conteúdo

A compactação HTTP diminui o tamanho de cada página da internet antes que ela seja entregue. Normalmente, ela é feita pelo servidor de internet, embora programas de site específicos, como desenvolvedores PHP ou plugins do WordPress, também possam comprimir páginas antes de entregá-las ao navegador. As páginas podem ser comprimidas antecipadamente ou compactadas no momento da entrega. O navegador então descompacta a página para que você possa visualizá-la. A especificação HTTP 1.1 inclui três métodos de compactação: "gzip", "deflate" (zlib) e "compress" (compressão). A maioria dos servidores utiliza o "gzip" e os métodos "deflate" (compactação).

Entregando páginas comprimidas

Ao visitar uma página da internet, o navegador envia uma solicitação para a página que você quer ver, junto com outras informações, incluindo uma lista dos tipos de compressão aceitos. O servidor responde com informações sobre a disponibilidade da página; e se a página estiver compactada em um formato aceito pelo navegador, a informação inclui uma "codificação de conteúdo" contendo o formato da página comprimida. O servidor, então, entrega a página e o navegador começa a decodificá-la, se necessário. Se o navegador não aceitar o formato em que a página foi comprimida, o servidor entrega a página descompactada.

No Firefox

Por padrão, o Firefox aceita páginas comprimidas tanto com o "gzip" como com os métodos "deflate", mas não com o método "compress". No entanto, se as preferências do navegador estiverem alteradas ou danificadas, o Firefox pode gerar um "erro de codificação de conteúdo" e não carregar a página solicitada. Para visualizar e alterar as preferências de compressão no Firefox, digite "about:config" na barra de endereços do Firefox, aperte "Enter" e digite "encoding" na caixa de busca "Filter" (Filtro). No campo "Value" (Valor) das definições da linha "network.http.accept-encoding" deve haver "gzip, deflate". Se uma ou ambas as palavras estiverem faltando, clique duas vezes na linha, digite-as na caixa de diálogo (incluindo a vírgula) e clique em "OK".

Usos mais comuns

Se estiver pensando em usar algum tipo de compactação no seu site, use os métodos "gzip" ou "deflate", pois dão suporte à maioria dos navegadores, incluindo o Firefox. Para saber que tipo de compactação uma página da internet está usando, você pode utilizar uma ferramenta on-line para exibir os cabeçalhos das páginas HTTP; como o HTTP Web Sniffer ou o HTTP Header Viewer (Visualizador de cabeçalho http).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível