Comparações entre a memória DDR e DDR2

Escrito por david sandoval | Traduzido por gabryel monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comparações entre a memória DDR e DDR2
Circuitos de uma placa-mãe que pode usar memória DDR (Comstock/Comstock/Getty Images)

As pessoas geralmente ficam confusas quando tentam decidir qual tipo de memória comprar para seu computador. Com tantas opções, é difícil determinar o tipo de memória apropriado. Muitos computadores e placas-mãe são capazes de usar tanto memórias DDR quanto DDR2.

Outras pessoas estão lendo

Memória DDR

DDR é uma abreviação para "double-data-rate" (taxa dupla de dados, em tradução livre). Isso significa que duas transferências de dados para ou da memória ocorrem por ciclo de clock. A arquitetura de uma memória DDR permite que a cada ciclo de clock (medido em hertz, ou Hz), duas "palavras" (16 bits cada) de dados sejam transferidas.

A velocidade da memória DDR é listada de dois modos. A primeira é por taxa de dados nominais. Por exemplo, se ela opera em uma frequência de clock nominal de 133MHz, é classificada como DDR266. Já que a taxa de dados é duas "palavras" por ciclo de clock (ao invés de uma "palavra" por ciclo para uma taxa de dado única), a taxa de dados nominal é 266 MHz.

O outro modo de listar a velocidade é pela quantidade de megabytes por segundo que a memória é capaz de transferir. Por exemplo, uma DDR que opera numa frequência de clock nominal de 133MHz é capaz de transferir 2.1GB/segundo. Ela seria chamada de memória "DDR PC2100".

A memória DDR vem em três variações: PC2100, PC2700 e PC3200. O modelo PC2100 tem taxa de dados nominal de 266MHz e pode transferir 2.1GB/segundo. O PC2700 tem taxa de dados nominal de 333MHz e pode transferir 2.7GB/segundo. E o PC3200 tem taxa de dados nominal de 400MHz e pode transferir 3.2GB/segundo.

Memória DDR2

A memória DDR2 é baseada no mesmo conceito da DDR, porém opera em frequências de clock nominal maiores.

A nomenclatura de uma DDR2 é parecida com a de uma DDR. Por exemplo, um módulo de memória DDR2 que opera numa frequência de clock nominal de 266MHz seria vendida como DDR2 533MHz ou DDR2 PC4200 (já que o módulo de memória transfere dados a uma taxa duas vezes maior que uma DDR PC2100).

Uma memória DDR2 também apresenta três variações. Uma PC4200 tem uma taxa de dados nominal de 533MHz e pode transferir 4.2GB/segundo. Uma PC6400 possui uma taxa de dados nominal de 800MHz e pode transferir 6.4GB/segundo.

A terceira velocidade de memória DDR2 é listada de três maneiras diferentes. Uma DDR2 de taxa nominal 667MHz é referenciada como PC5300 ou PC5400. A razão disto é que os dados em uma DDR2 667MHz são transferidos a 5.336GB/segundo. Enquanto algumas companhias arredondam seus números para cima, outras arredondam para baixo. Porém, os módulos de memória PC5300 e PC5400 são compatíveis um com o outro e podem ser trocadas entre si.

Custo

Enquanto vários itens tecnológicos são mais caros quando operam mais rapidamente ou têm maior capacidade de armazenamento, o custo de uma DDR e uma DDR2 são relativamente parecidos.

Por exemplo, em 2009, uma Kingston ValueRAM custava R$80 para um módulo DDR 333MHz de 1GB, no loja virtual da própria empresa. Já um módulo DDR2 800MHz Kingston ValueRAM estava sendo vendido por R$46.

Aviso

Uma placa-mãe pode conter espaços tanto para memórias DDR quanto DDR2. Como ambas operam em velocidades de clock e taxas de dados nominais diferentes, elas seriam incompatíveis para usa conjunto.

Existe outro perigo. Uma memória DDR opera em uma voltagem maior que uma DDR2. Logo, tentar instalar tanto uma DDR e uma DDR2 ao mesmo tempo irá danificar a memória e a placa-mãe do computador.

Considerações

Uma placa-mãe pode ter somente um espaço de memória disponível. Nesse caso, escolher o tipo de memória é simples. Porém, já que o custo não é um fator muito importante, se uma placa-mãe puder aceitar qualquer memória, uma DDR2 operará mais rapidamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível