Complicações da rabdomiólise

Escrito por stephanie chandler | Traduzido por josé víctor dias lourenço
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Complicações da rabdomiólise
Sistema muscular (muscle duo 2 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Rabdomiólise é uma condição séria que envolve a degradação das fibras musculares e o subsequente vazamento dos conteúdos dos músculos no sistema circulatório. Há muitas condições e lesões que podem causar rabdomiólise. Por sua vez, ela pode resultar em muitas complicações, algumas das quais podem ser graves e colocar a vida em risco. Portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento são extremamente importantes para os pacientes com rabdomiólise.

Outras pessoas estão lendo

Causas

As causas de rabdomiólise são muito diversas. No entanto, médicos tentaram determiná-las para criar categorias e fatores de risco. Existem alguns fatores genéticos que podem causar rabdomiólise, incluindo a doença de McArdle (um distúrbio do metabolismo muscular que resulta na depleção de ATP), deficiência de carnitina palmitoiltransferase (um distúrbio do metabolismo lipídico), hipertermia maligna e algumas distrofias musculares.

Rabdomiólise é mais comumente causada por alguns tipos de lesão, como por esmagamento ou por choque elétrico. Insolação e desigualdade na dissipação de calor, assim como vestir equipamentos esportivos pesados, também são causas comuns.

Os fatores de risco são maiores para aqueles que abusam do álcool, usam drogas ilícitas ou tomam regularmente alguns medicamentos, como corticoesteroides, ciclosporina e eritromicina.

Hipercalemia

Rabdomiólise pode resultar em hipercalemia, que é um aumento do nível de potássio no sangue. Durante a degradação de fibras musculares, as membranas celulares se tornam anormalmente permeáveis aos íons de sódio, causando um O potássio desempenha um papel muito importante no controle da atividade muscular, incluindo o músculo cardíaco. Efeitos graves de hipercalemia podem incluir arritmia cardíaca ou, até mesmo, parada cardíaca.

Hipocalcemia

Hipocalcemia, um baixo nível de cálcio no sangue, também é uma complicação da rabdomiólise. Conforme o músculo é degradado e as células ficam cheias de sódio, o cálcio acumula-se na área danificada, enquanto o excesso de sódio das células tenta ser removido.

Disfunção hepática

Cerca de 25% dos pacientes com rabdomiólise experimentará disfunção hepática (do fígado). Esta é provavelmente causada pela liberação aumentada de várias proteases (que são enzimas que degradam proteínas) que circulam para o fígado, causando inflamação.

Síndrome compartimental

No caso de rabdomiólise aguda, os músculos podem inchar tanto que podem gerar compressão dos vasos sanguíneos e nervos, resultando em síndrome compartimental. Se a condição não é diagnosticada e tratada rapidamente, isso pode levar a danos permanentes no nervo e aumento do inchaço, até que haja ausência de fluxo sanguíneo pelo músculo.

Insuficiência renal aguda

Enquanto os músculos são degradados e começam a morrer, há um influxo de líquido para a área. Este aumento de líquido, juntamente com obstruções nos túbulos causadas pelo conteúdo muscular acumulado, pode levar à complicação mais grave: a insuficiência renal aguda. Cerca de 30% dos pacientes com rabdomiólise enfrentam a insuficiência renal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível