Tecnologia

Como saber se um computador possui cabos/conectores SATA ou ATA (IDE)

Escrito por ehow contributor | Traduzido por bruno lodo pereira

Se quiser adicionar um leitor de DVD ou um disco rígido, mas não sabe se o seu computador tem o tipo certo de conectores, descubra em alguns passos. Aprenda qual a diferença entre os conectores e quantos dispositivos poderá adicionar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desligue o computador, retire os cabos e abra o gabinete. Localize os cabos atrás do leitor de DVD e do disco rígido.

  2. 2

    Olhe os conectores do DVD; um deles possui fios coloridos saindo dele. Este é o conector de energia e o outro, ao lado, é o de dados. Se esse conector for como uma fita de aproximadamente 5 cm de largura, ele é ATA (também chamado de IDE e PATA). Se o conector for mais discreto e com cerca de 1,5 cm de largura, é um conector SATA.

  3. 3

    Verifique o HD e repita o método no passo anterior para determinar qual o tipo de conector usado. As vezes é possível haver conectores ATA e SATA no sistema.

  4. 4

    Se o conector for ATA, determine quantos leitores de DVD e discos rígidos você pode adicionar. Para o DVD, siga o cabo de 5 cm de largura até a ponta, e se ele não estiver conectado a nada, há espaço para mais um dispositivo (mais comumente um HD ou um leitor de DVD).

  5. 5

    Repita o passo anterior com o HD. Se houver mais um conector livre, pode-se adicionar mais um dispositivo. Se perceber que o HD e o leitor estão no mesmo cabo, siga-os para ver onde estão plugados na placa-mãe. Localize uma entrada similar a essa, e se houver alguma, a única coisa que precisará é outro cabo, o que significa que pode-se adicionar mais dois dispositivos.

  6. 6

    Embora menos comuns, algumas placas-mãe têm uma terceira porta ATA. Siga o cabo ATA até a placa-mãe e encontre outra dessas portas em algum lugar na placa.

  7. 7

    Se tiver um conector SATA, siga o cabo até onde estiver ligado na placa-mãe. É provável que haja várias dessas portas perto umas das outras. Para cada porta vazia, você precisará somente de outro cabo, podendo assim adicionar outro dispositivo.

  8. 8

    Para adicionar um dispositivo são necessários conectores de alimentação. Se o conector no leitor de DVD tiver quatro pinos e for um plástico branco, é um conector de alimentação padrão de quatro pinos. Se for menor e tiver vários contatos dourados dentro dele, é um conector SATA. Verifique isso sem os cabos estarem conectados a nada. Determine se há cabos de alimentação suficientes para o número de dispositivos que você quer adicionar.

Dicas & Advertências

  • Se não tiver os conectores certos (por exemplo, você tem um dispositivo SATA que precisa converter para ATA -- IDE), use um conversor.
  • Se precisar converter um conector de alimentação de quatro pinos para combinar com o conector de energia necessário para uma unidade SATA, use um conversor.
  • Se um conector de alimentação ou um cabo de dados não for longo o suficiente, use uma extensão ou um cabo maior.
  • Toque em metais ou use uma pulseira antiestática para remover a eletricidade do seu corpo antes de tocar em equipamentos eletrônicos, para não danificá-los com sua eletricidade estática.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media