×
Loading ...

Como confeccionar uma blusa indiana

Confeccionar uma blusa indiana, conhecida como choli, em algumas poucas horas. A maioria dos cholis são constituídos de uma blusa e também podem ter algumas mangas enfeitadas. Esse projeto requer grandes conhecimentos de corte e costura e também habilidades em escolher tecidos e os pontos recomendados para cada tipo. Quando estiver pronto, o choli terá uma variedade de usos e poderá ser utilizada com roupas indianas, paquistanesas, egípcias, etc.

Instruções

O choli é normalmente utilizado com uma calça indiana (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Localize o molde adequado em um armarinho ou na Internet. Se você encontrá-lo on-line, imprima-o e aumente-o de acordo com o tamanho do seu sutiã.

    Loading...
  2. Coloque o molde sobre o tecido com a linha "elasticidade máxima" no viés, o local em que o tecido mais se estica. Se você estiver usando um tecido estampado, alinhe-o para que fique reto e a linha "elasticidade máxima" corra horizontalmente através dele.

  3. Recorte as peças do molde com uma tesoura.

  4. Transfira todas as marcações do molde para o tecido usando um lápis apropriado.

  5. Passe a linha na agulha da máquina e insira a bobina seguindo as instruções do fabricante. Configure a tensão de acordo com o tecido utilizado.

  6. Costure as pences na frente dos pedaços de choli. Eles são as marcas na parte externa da área do molde que corresponde ao tórax. Três linhas saem de círculos grandes e escuros indicando onde as dobras devem ser feitas. Essas dobras devem ser feitas de modo que os lados direitos do tecido se encostem e a costura fique na parte interna da roupa. Prenda as pences com alfinetes e garanta que elas não se movam durante o processo de costura. Os alfinetes são especialmente importantes em tecidos escorregadios.

  7. Costure o pedaço de trás do choli ao da frente na região dos ombros. Prenda os pedaços com alfinetes antes de costurar caso prefira, mas a costura é tão curta que isso não é exatamente necessário.

  8. Alinhe as bordas do pedaço de choli com as bordas das mangas. Se necessário, prenda-as com alfinetes para manter a curva da costura com menos esforço. Costure as mangas no corpo do choli com os lados direitos juntos.

  9. Faça as costuras laterais do choli e também as costuras inferiores das mangas. Isso deve ser feito continuamente.

  10. Dobre 6 mm da borda dos punhos para dentro e costure para formar as bainhas das mangas. Agora você tem duas metades completas da blusa.

  11. Começando na borda inferior do decote na parte detrás do choli, prenda a fita de viés às bordas usando alfinetes. Coloque as bordas do tecido entre as dobras da fita de viés e continue prendendo na parte de trás, no ombro e descendo pela frente do decote. Apare a fita de viés assim que alcançar a borda inferior na metade da parte frontal da gola. Faça o mesmo do outro lado.

  12. Costure a fita de viés no lugar, removendo os alfinetes conforme o trabalho avança para que eles não entrem em contato com a agulha.

  13. Alinhe as pences do molde, da borda inferior e da gola, com a parte frontal do choli. A linha do decote deve formar um "V" perfeito para evitar que sua aparência fique desleixada. Prenda o tecido no lugar para garantir que as peças não se movam durante a costura.

  14. Costure os dois pedaços juntos.

  15. Costure a fita de viés à borda inferior do choli da mesma forma que você fez no decote: começando em uma ponta e costurando até a outra. Outra opção é usar uma barra decorativa em vez da fita de viés. Para barras com miçangas, use o viés junto para dar mais estabilidade ao tecido.

  16. Corte dois pedaços da fita de viés ou da barra decorativa que sejam tão compridos quanto a medida da sua caixa torácica.

  17. Costure uma ponta em cada lado do choli, deixando os lados direitos virados um para o outro. Faça uma bainha na ponta livre, rolando 6 mm duas vezes para selar melhor as bordas cruas. Essas serão as faixas utilizadas para amarrar o choli nas suas costas.

Loading...

Dicas

  • O melhor é usar um tecido com ligeira elasticidade, como o veludo, pois ele tornará a blusa mais confortável.

O que você precisa

  • Impressora
  • Tesoura
  • Lápis para tecido
  • 1 m de tecido com 1,5 m de largura
  • Alfinetes
  • Linha que combine com o tecido
  • Máquina de costura
  • 2,4 m de fita de viés com cerca de 1 cm de largura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...