Como configurar um amplificador de guitarra

Escrito por lars tramilton | Traduzido por thomas anderson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar um amplificador de guitarra
Um amplificador bem configurado oferece novos arranjos de sons e enriquece sua música (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Amplificadores de guitarra são capazes de gerar uma grande variedade de sons, de tons belos e limpos a distorções agressivas. A decisão de como configurar um desses amplificadores dependerá das suas preferências musicais. Guitarristas possuem preferências distintas. Depois de compreender como os botões e as configurações do amplificador afetam o som de saída, você poderá personalizar o amplificador de forma que ele transmita sua expressividade musical.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Em sentido anti-horário, gire os botões de volume e de "drive" (direção) para zero. Em alguns amplificadores, o botão giratório pode estar rotulado como "gain" (ganho).

  2. 2

    Gire os botões "mid" (médio), "bass" (grave) e "treble" (agudo) para a posição de doze horas. Ao contrário dos botões de volume e drive, a marca zero para os botões de EQ (equalização), como agudos e graves, encontra-se no centro das doze horas. Essa configuração é chamada de "flat" (plana) e significa que não houve alterações no som real ou na "distorção" do amplificador. Sempre inicie com as configurações planas, antes de realizar as modificações; isso permitirá perceber o verdadeiro som do amplificador.

  3. 3

    Lentamente, aumente o volume do amplificador e toque a guitarra. Coloque-o a um nível de escuta confortável. O tom deve estar completamente claro e sem distorção.

  4. 4

    Decida entre tom limpo ou distorcido. Se quiser um tom limpo, vá para quinto passo deste artigo. Para um tom distorcido, gire lentamente o botão "drive" para a direita. Quanto mais girá-lo, mais distorcido será o som da guitarra. Se o amplificador tiver um botão de "overdrive" (distorção extra), ao pressioná-lo intensificará o som distorcido. Isso criará a distorção, como no estilo heavy-metal.

  5. 5

    Ajuste o grave. Agora mova os botões de EQ. Eles funcionam independente de o tom estar limpo ou distorcido. Gire o botão de grave para a direita, para aumentá-lo. Quanto mais grave, mais pesado ficará o som. Para mais agudo, diminua o grave, rotacionando o botão em sentido anti-horário.

  6. 6

    Ajuste o botão de médio. Médio, abreviação para "mid-range" (médio alcance), é o botão que determinará quanto o som da guitarra se destacará na mixagem com outros instrumentos. Gire o botão no sentido horário, para priorizar a guitarra. Isso é muito eficiente durante solos de guitarra, para torná-los o foco da música. Gire o botão no sentido inverso, se quiser que a guitarra se misture mais com outros instrumentos, para um som de base.

  7. 7

    Ajuste o botão de agudo. Esse botão define a clareza do tom. Muito agudo pode gerar um "brilho" em um tom limpo e um efeito mais cortante a um tom distorcido. Rotacioná-lo para baixo fará com que o tom se torne mais pesado e mais redondo.

  8. 8

    Ajuste o volume novamente. As mudanças nas configurações de volume, drive e de EQ podem ter elevado ou reduzido o volume total do som da guitarra. Depois de obter as configurações desejadas, ajuste o volume total para o nível que preferir.

Dicas & Advertências

  • Tente usar pedais de efeitos para guitarras. Isso poderá ajudá-lo a obter novos sons, que não são possíveis usando apenas o amplificador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível