Como configurar um Cisco 3900 HWIC-4T1/E1

Escrito por jacob andrew | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar um Cisco 3900 HWIC-4T1/E1
As linhas T1 e E1 fornecem conexões dedicadas de alta velocidade através de circuitos telefônicos (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

O "Cisco 3900 Integrated Services Router" (ISR) aceita muitos tipos diferentes de placas de conexão WAN modulares. Entre elas se encontra a placa HWIC 4 T1/E1, a qual oferece quatro interfaces separadas para conexões de circuito T1 ou E1. Esses circuitos são fornecidos pelas empresas de telefonia para dar às grandes corporações conexões dedicadas à internet ou enlaces ponto a ponto. Depois de inserir a placa no ISR da série 3900, o roteador pode ser ligado para completar a configuração.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cabo de console
  • Computador
  • Roteador ISR 3900

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Conecte um extremo do cabo de console à porta serial do seu computador e o outro à porta "console" do ISR. Abra uma sessão do telnet através dessa porta usando uma taxa em baud de 9600, um valor "8" para os dados, "nenhum" para o controle de fluxo e "1" para o bit de paridade.

  2. 2

    Digite "ena" ou "enable" e pressione "Enter". Se for necessária uma senha, o sistema a solicitará nesse ponto. Digite-a e pressione "Enter"; o cursor não exibirá nenhum movimento.

  3. 3

    Digite "config t" ou "configure terminal" para acessar o modo de configuração global.

  4. 4

    Digite "card type [t1/e1] [número de slot] [número de porta]" e pressione "Enter" para ativar a placa e configurá-la ao tipo de conector apropriado (E1 or T1).

  5. 5

    Acesse o modo de configuração da interface digitando "controller [e1/t1] [número de slot]/[número de porta]". O "número de slot" é o número do slot no qual a HWIC foi instalada, e o "número de porta" é a porta individual do HWIC.

  6. 6

    Configure o tipo de frame fornecido pelo seu ISP. Para conexões do tipo T1, as opções serão "super frame (sf)" e "extended super frame (esf)". E1 utiliza "cyclical redundancy check 4 (CRC4)" ou nada. O comando para estabelecer o frame é "framing [sf / esf / crc4 / no-crc]".

  7. 7

    Configure a linha. As linhas T1 são configuradas para usar "b8zs", e as linhas E1 possuem um valor padrão de "hdb3". Se o seu ISP solicitar que você utilize o código de linha "Alternate Mark Inversion", digite o comando "linecode ami".

  8. 8

    Remova o enlace de dados da instalação (FDL) se for solicitado pelo seu fornecedor do serviço T1 (essa opção está indisponível para as linhas E1) ou altere-o se for utilizado ATT. Por padrão, um FDL está configurado como ANSI, e o comando para alterá-lo é "fdl att". Para removê-lo, digite "no fdl".

  9. 9

    Configure a fonte do relógio para ler da linha através da participação de um servidor da rede ou do relógio interno. O comando necessário é "clock source [ling / independent / internal]". O seu ISP determinará o relógio a ser utilizado.

  10. 10

    Configure a resistência do terminal da linha. Isso só se aplica a linhas E1 e é feito por meio do comando "line-termination [75-ohm / 120-ohm]".

  11. 11

    Estabeleça o parâmetro de tamanho do cabo se ele for de mais de 200 metros. Isso é feito com o comando "cablelength long [0db / -7.5bd / -15db / -22.5db]".

  12. 12

    Defina o grupo de canais se o seu ISP estiver dando um serviço T1 fracionado. O comando necessário é "channel group [número de grupo] [timeslots] [velocidade em kilobits por segundo]". O seu ISP deverá fornecer essa informação se for preciso.

  13. 13

    Digite "exit" e pressione "Enter" para sair do modo de configuração de interfaces.

  14. 14

    Digite "copy run start" ou "copy running-config starting-config" para salvar as alterações na configuração permanente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível