Com conseguir um bronzeado (relativamente) seguro

Escrito por jason belasco | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Com conseguir um bronzeado (relativamente) seguro
Certifique-se de que seus produtos de bronzeamento protegem tanto contra raios UVA como contra raios UVB (Man Sunbathing on the beach image by Alice from Fotolia.com)

Vamos deixar algo bem claro: não há bronzeado "seguro". Ao sair ao sol sem proteção, você está exposto a:

Ficar com a pele enrugada antes do tempo. Adquirir queimaduras de sol feias e dolorosas. Desenvolver câncer de pele.

Este ano, 56.900 novos casos de câncer de pele serão reportados; a maioria destas pessoas (não por coincidência) não toma cuidado com a pele quando saem ao sol. Então como você pode conseguir um bronzeado relativamente seguro?

Outras pessoas estão lendo

Aprenda os termos

O primeiro passo para se tornar uma deusa dourada é aprender um pouco da terminologia básica.

Fornecer uma definição de "bronzeado" não é tão inútil quanto parece. Um bronzeado ocorre quando a pele absorve radiação ultravioleta (ou "raios UV"). Como resposta, a pele produz uma substância conhecida como melanina, que escurece as camadas externas da pele. Embora muitos acreditem que um bronzeado nos faz parecer mais saudáveis, na verdade é um sinal de que a pele foi danificada. É similar aos estágios iniciais de uma queimadura.

"Índice UV" é somente um termo extravagante que se refere à forma como os cientistas medem quanta radiação ultravioleta atinge a superfície da Terra em um dado momento do dia. UV é uma luz invisível que está sempre presente, embora em graus variados. Na verdade, há dois tipos de raios UV: UVA e UVB. Ambos são ruins, então certifique-se de que seus produtos bronzeadores especificam a proteção contra ambos.

O índice real é medido de 0 a 10+, então se você está pensando em pegar sol, ligue no Canal do Tempo ou cheque um mapa e veja o índice UV do dia. Quanto mais alto o número do índice, maior a quantidade de exposição que você terá à radiação ultravioleta. Então você deve ter cuidado com o sol em dias com um alto índice UV. Se ficar no sol por muito tempo, você irá se queimar e descascar.

FPS significa Fator de Proteção Solar. Todos os protetores solares têm um número que vai de 4 em diante, então você terá que determinar qual é o melhor para você. A maioria dos dermatologistas recomenda usar um protetor solar com um FPS de no mínimo 15. Entretanto, o nível de proteção que uma pessoa precisa é normalmente baseado em seu histórico de bronzeamento. Por exemplo, pessoas com feições pálidas devem buscar um FPS de 30, enquanto pessoas com feições mais escuras podem usar um FPS tão baixo quanto 4. Para ficar seguro, é sempre melhor perguntar ao farmacêutico qual é melhor para você. E como todas as drogarias têm farmacêuticos, você pode conseguir esta informação de graça.

Embora muitas pessoas confundam protetor solar e bloqueador solar, eles são, na verdade, produtos muito diferentes que têm objetivos distintos. Protetor solar é um creme ou loção que tem um FPS. Ele reage com a pele criando uma barreira invisível contra o sol. A força da barreira é determinada pelo número do FPS. Quanto mais baixo o número, menor a proteção. A maior parte dos protetores solares deve ser aplicada 20 minutos antes de sair ao sol para que tenha tempo de funcionar. Usar um protetor solar não irá evitar que você se bronzeie, mas irá reduzir o risco de se queimar.

Bloqueador solar não tem um FPS porque ele protege o corpo de todos os raios UV. Normalmente, bloqueador solar é um creme grosso que deve conter óxido de zinco (a pasta branca que normalmente você vê as pessoas passarem no nariz). É aqui que acontece a confusão. Alguns protetores solares com números de FPS de 15 ou mais altos são erroneamente chamados de bloqueadores solares. Se você quer um bloqueador solar, não compre um pote com um FPS escrito, porque um verdadeiro bloqueador solar não precisará de um.

Calcule seu fator de risco

Como seu objetivo é se bronzear mas não se queimar, gaste alguns minutos para descobrir seu fator de risco ao sol.

Primeiro, determine seu tipo de pele. Pessoas com pele e olhos claros devem tomar mais cuidado para não se queimarem. As pessoas claras podem se queimar em 15 minutos. Quanto mais escuro você é, maior a exposição ao sol pode aguentar sem se queimar.

A seguir, descubra o quão próximo da linha do Equador você vive. Você não precisa descobrir com precisão a latitude e longitude - simplesmente saiba por alto que, quanto mais próximo você vive do equador, maiores as suas chances de se queimar ao sol.

Tome cuidado ao sair de férias em grandes altitudes. A radiação UV aumenta em 5% para cada 305 metros que você sobe acima do nível do mar.

Faça uma lista de todos os remédios que está tomando. Muitos medicamentos contêm químicos que fazem a pele reagir de forma diferente aos raios UV. Por exemplo, antibióticos, anti-histamínicos, contraceptivos orais, antidepressivos tricíclicos e muitos remédios para acne farão sua pele queimar mais do que bronzear. Se você acha que um remédio que você está tomando se encaixa em uma dessas categorias, use um protetor solar com um FPS mais alto. É a coisa mais segura e prudente a se fazer.

Tome precauções para prevenir queimaduras solares

O objetivo aqui é se bronzear com segurança, mas como já sabemos que isso é impossível, podemos pelo menos descobrir como evitar queimaduras. Há um mito comum que uma queimadura solar irá abrandar até se tornar um bronzeado. Isto não tem embasamento real. Uma queimadura solar na verdade é um monte de veias sanguíneas arrebentadas que se formam por cima do bronzeado. É especialmente ruim sofrer queimaduras solares antes dos 21 anos, já que isso aumenta suas probabilidades de câncer de pele, mas uma queimadura solar em qualquer idade pode ter vários efeitos colaterais. Estes efeitos incluem perda de hidratação na pele, perda de elasticidade e formação de manchas na pele. Então, para ter certeza de que você terá um lindo bronzeado, é preciso tomar algumas precauções:

Tente evitar o sol entre 10 horas e 16 horas, já que é quando os raios UV estão mais fortes.

Certifique-se que seu protetor solar é à prova d'água. Se você acha que não precisa de protetor solar porque estará nadando, pense novamente. Raios UV podem alcançar até 2,7 m dentro d'água, e será mais difícil para você sentir sua pele queimar enquanto nada.

Reaplique o protetor solar a cada 20 minutos.

Aplique protetor solar em dias nublados também, já que as nuvens são capazes de bloquear apenas 20% da radiação.

As roupas que você veste também podem ter um impacto se você ficará queimado ou bronzeado. Quando não estiver nadando, use roupas largas que não sejam transparentes. Use cores leves, já que cores escuras atraem o sol. Grande parte dos dermatologistas recomenda usar um chapéu no sol.

Claro, nenhuma traje feito para o sol estaria completo sem um par de óculos escuros. Os óculos não precisam ser caros, mas eles devem ser capazes de bloquear todos os raios UVA e UVB. Se você não tiver como saber isso, não os compre. Expôr seus olhos ao sol pode resultar em perda de visão e dano à córnea.

Considere a possibilidade de visitar um salão de bronzeamento

O processo de conseguir um bronzeado artificial envolve entrar em uma câmara fechada, onde você ficará por um período de tempo específico. A pessoa no comando das câmaras de bronzeamento irá determinar um limite de tempo para sua primeira sessão. Normalmente, a duração das sessões é aumentada em intervalos de dois minutos. A maioria das camas é equipada com ventiladores para que você não fique com muito calor. Muitos salões de bronzeamento começam a oferecer promoções durante os meses do verão (já que as pessoas podem sair e se bronzear de graça).

Embora esta seja uma ótima forma de se bronzear sem se preocupar muito com se queimar, há algumas precauções que você deverá tomar:

Certifique-se de que o salão de bronzeamento tem uma política de desinfetar. Muitas pessoas ficarão nas câmaras de bronzeamento suando, então se o salão não desinfeta, sua pele pode ficar facilmente irritada.

Certifique-se de que o salão fez você preencher um formulário de Análise de Tipo de Pele. Este é um simples formulário que leva menos de um minuto para ser preenchido. O formulário é usado para determinar como sua pele reage ao bronzeamento.

Se você está tomando remédios, conte a um funcionário do salão. Os medicamentos podem afetar sua sensibilidade às camas de bronzeamento.

Arrume um par de óculos aprovado pela vigilância sanitária. Não se preocupe com as marcas deixadas pelos óculos. Eles protegem os olhos, e como as pálpebras não se bronzeiam, você não conseguirá notar que estava de óculos. Dependendo do salão, você terá que comprá-los antecipadamente ou poderá pegá-los emprestados no balcão, então ligue antes para saber as regras do salão.

Camas de bronzeamento estão longe de serem amigáveis com a pele. Na verdade, a maioria dos especialistas em saúde concorda que o uso dessas camas aumenta o risco de alguém ter câncer de pele. Quando uma pessoa usa a cama de bronzeamento, mais camadas da pele são danificadas do que quando a pessoa pega um bronzeado somente por se expôr ao sol. Ainda assim, se você está disposto a arriscar sua pele, camas de bronzeamento oferecem alguns benefícios. Você poderá controlar que tipo de luz ultravioleta sua pele recebe, você não sofrerá queimaduras solares, e seu progresso será monitorado.

Considere a possibilidade de aplicar um autobronzeador

Bronzeadores artificiais conseguiram uma má reputação ao longo dos anos, e por uma boa razão: eles podem parecer falsos. Estes produtos, entretanto, passaram por melhoras significativas nos últimos anos. As novas marcas de autobronzeadores são praticamente à prova de vestígios, e alguns ainda vêm com FPS embutido. Autobronzeadores não machucam a pele, e você pode escolher o nível exato de bronzeamento que quer. Muitas opções estão disponíveis. Você pode escolher entre géis, loções ou sprays. Entretanto, tome cuidado. Só porque sua pele ficará dourada não significa que você não se queimará. Então, continue aplicando seu protetor solar sempre que sair ao sol.

Aplicar um autobronzeador é simples. Primeiro, você deve se esfoliar, ou seja, se livrar de todas as células mortas em seu corpo. Isto ajudará o bronzeador a se espalhar por igual. Para esfoliar, simplesmente vá a uma loja de cosméticos ou drogaria e compre um kit de esfoliação ou uma esponja vegetal.

Certifique-se de que seu corpo está completamente seco antes de aplicar o bronzeador. Se houver alguma umidade, o bronzeador pode ficar machado. Encontre uma marca que seja visível (ou seja, o creme em si deve ser colorido, e não transparente) para que você não deixe de passar em nenhuma área.

Compre um par de luvas cirúrgicas, preferencialmente de látex; elas ajudarão a evitar que suas mãos fiquem manchadas. Se você estiver aplicando um creme, passe verticalmente no corpo inteiro, exceto na área do peito. Para o peito, passe horizontalmente para ajudar a manter a cobertura balanceada. Para evitar listras escuras, use menos bronzeador nas juntas, como joelhos e cotovelos.

Espere cerca de 20 a 25 minutos, e você ficará parecendo que tomou sol por dias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível