Como conseguir profundidade nos vocais

Escrito por simon foden Google | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conseguir profundidade nos vocais
Efeitos de pós-produção ressaltam as nuances sutis da voz (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O som vocal que você ouve em uma música lançada comercialmente raramente é o som que foi gravado. Engenheiros e produtores investem muito tempo e energia no processo de pós-produção, onde melhoram e manipulam os sons gravados para torná-los o mais atraente possível, sonoramente. Adicionar profundidade a um vocal lhe dá mais presença e peso em uma gravação de som. Existem várias ferramentas de pós-produção em seu programa de software de gravação de áudio que podem dar vida a uma tomada vocal.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa de software de produção de áudio

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Abra o seu programa de produção áudio preferido, por exemplo, o Logic ou o Cubase.

  2. 2

    Clique em "File" (Arquivo), selecione "Open Recent" (Abrir recentes) e selecione a sessão de gravação a partir do menu suspenso. Se você gravou o vocal separadamente, importe-o. Clique em "File", "Import Audio" (Importar áudio) e selecione a faixa vocal a partir do menu suspenso. Isso abrirá a faixa vocal na interface do software de gravação.

  3. 3

    Clique no ícone "S" para o solo de vocal. Isto silenciará todas as outras faixas para que você possa avaliar com mais precisão os ajustes a serem feitos.

    Equalização

  1. 1

    Clique em "Tools" (Ferramentas) e selecione "Equalizer" (Equalizador). Isto abrirá uma janela com uma fileira de botões virtuais. Cada marcação controla uma faixa de freqüência. Adicione profundidade nos vocais, aumentando o baixo.

  2. 2

    Gire o botão de freqüência de graves à direita para aumentá-la. Não gire demais ou você vai exagerar e acabar com um som "turvo" ao invés de um som profundo. Aumente a freqüência entre 200Hz e 400Hz para adicionar "corpo" ao som.

  3. 3

    Pressione o botão "Bypass" (Ignorar) para comparar e contrastar o som novo e equalizado com o original. Ajuste as frequências mais elevadas para adicionar leveza, para compensar o aumento do baixo.

    Compressão

  1. 1

    Clique em "Effects" (Efeitos) e selecione "Compressor" (Compressor). Um efeito compressor limita o intervalo dinâmico do áudio, cortando os sons altos e impulsionando os mais baixos.

  2. 2

    Ajuste "Ratio" (Proporção) para aumentar ou diminuir a quantidade pela qual o compressor compensa o áudio. Por exemplo, uma baixa proporção de configuração resulta em uma compensação sutil, aumentando ligeiramente e cortando apenas sons muito altos e muito baixos. A alta definição de proporção influencia uma parcela mais ampla do áudio e com maior intensidade, aumentando drasticamente e cortando até mesmo os sons não tão altos ou tão baixos. Ajuste o parâmetro "Ratio" até encontrar um equilíbrio que melhore a voz particular na qual você está trabalhando.

  3. 3

    Clique em "Bypass" para comparar e contrastar. Modifique novamente se necessário.

    Reverberação

  1. 1

    Clique em "Effects" e selecione "Reverb" (Reverberação). Este efeito se aproxima do som de um ambiente ecoando, como uma caverna ou salão da igreja. É semelhante a um eco, mas em vez de repetir o som original, prolonga o ambiente.

  2. 2

    Aumente o parâmetro "Reverb Time" (Tempo de reverberação) para fazer a reverberação durar mais tempo. Isto irá adicionar uma sensação espacial distinta para o vocal.

  3. 3

    Ajuste o parâmetro de “Depth” (Profundidade). Aumente-o para tornar o ambiente mais profundo e mais pesado, ou diminua-o para aumentar a leveza do ambiente.

  4. 4

    Clique em "Bypass" para comparar o vocal com e sem a reverberação. Faça pequenos ajustes nos parâmetros para se adequar ao seu gosto.

Dicas & Advertências

  • Peça para o cantor fazer duas gravações da mesma tomada do mesmo vocal e, em seguida, misture-os um em cima do outro para agregar "corpo" e profundidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível