Mais
×

Como consertar um climatizador evaporativo

Atualizada February 21, 2017

Como qualquer outro equipamento doméstico, um climatizador evaporativo precisa de manutenções anuais para funcionar corretamente. A seguir, são apresentadas algumas sugestões que manterão o aparelho funcionando para que você não perca o resfriamento no meio de uma estação quente.

Instruções

Climatizador evaporativo (http://www.wonderquest.com/swamp-coolers.htm)

    Vazamentos

  1. Derrame a água do reservatório e aspire a que sobrar usando um aspirador de pó e água. Deixe o reservatório secar completamente em contato com o ar.

  2. Localize de onde a água está vazando e aplique uma camada generosa de selante de asfalto. Localize outros pontos que possam apresentar vazamentos e sele-os.

  3. Deixe o selante secar de acordo com as instruções na embalagem. Quando o selante estiver totalmente seco, encha o reservatório e verifique se há outros vazamentos. Caso haja mais algum, repita as etapas 1 e 2 até que todos os vazamentos sejam consertados.

  4. Encha novamente o reservatório e procure por outros vazamentos. Quando não houver mais nenhum vazamento, o climatizador evaporativo poderá ser usado normalmente.

    Motor

  1. Ligue o motor do ventilador. É possível perceber que o motor está morrendo quando produz ruídos agudos que aparecem e desaparecem. Quanto mais perto do fim da vida útil do motor, mais altos e persistentes serão os ruídos.

  2. Desligue o motor. Remova-o do suporte.

  3. Leve o motor a uma loja de ferragens e compre um motor substituto que seja exatamente igual ou muito similar à unidade antiga.

  4. Em casa, coloque o novo motor no lugar do antigo. Verifique também se a correia está em bom estado. Caso haja muitas rachaduras, substitua a correia.

  5. Conecte o motor na fonte de eletricidade e peça para alguém ligá-lo para ter certeza de que está funcionando.

    Bomba de água

  1. Um sinal de defeito na bomba de água de um climatizador evaporativo é quando o aparelho sopra apenas ar quente na configuração de refrigeração baixa ou alta. Desligue o aparelho.

  2. No teto, desconecte a mangueira que leva água ao aparelho. Coloque a bomba na água e peça para alguém ligá-la para verificar se está realmente com defeito. Detritos podem ser bombeados para a mangueira e causar um entupimento. Se a bomba não funciona, verifique se há algum entupimento em alguma das mangueiras. Quando tudo estiver limpo, conecte a mangueira novamente e teste a bomba. Se os entupimentos foram removidos, a água deverá fluir livremente.

  3. Se a bomba não funcionar, leve-a a uma loja de ferragens e use-a para comprar uma bomba substituta de modelo igual ou similar.

  4. Em casa, conecte a bomba substituta na mangueira de água e coloque a bomba na cesta de filtragem. Conecte-a na eletricidade.

  5. Peça para alguém ligar a bomba. A água deverá fluir livremente.

    Correia

  1. Verifique se existem rachaduras ou fendas extensas na correia. Se a correia estiver em mau estado, precisa ser substituída.

  2. Folgue os suportes do motor que são usados para esticar a correia. Remova a correia do sistema de polias.

  3. Leve a correia em mau estado a uma loja de ferragens para que você possa comprar uma correia substituta igual ou similar a ela.

  4. Coloque a nova correia no sistema de polias e aperte-a, seguindo as especificações do fabricante. Aperte os suportes do motor para prendê-lo. Certifique-se de que as polias não estejam desalinhadas umas com as outras.

  5. Peça para alguém ligar o motor para ter certeza de que a nova correia funcionará corretamente. Agora, o climatizador evaporativo poderá ser usado normalmente.

    Ruídos

  1. Os suportes para o motor precisam ser lubrificados regularmente para garantir o funcionamento correto e reduzir o desgaste que ocorre no climatizador evaporativo. Localize os pontos de lubrificação nos suportes do motor do aparelho.

  2. Se os pontos de lubrificação permitirem, coloque algumas gotas de óleo no reservatório e gire o ventilador algumas vezes. Repita até que seja possível ver um pouco de óleo saindo dos suportes. Limpe quaisquer excessos de óleo.

  3. Se os pontos de lubrificação foram feitos para receber graxa, aplique-a usando uma pistola de lubrificação até que a graxa fresca esteja saindo através do suporte do motor. Limpe quaisquer excessos de graxa com um pano.

    Tubulações em forma de aranha

  1. O conjunto de tubos pendurados no topo do climatizador evaporativo também sofre desgastes. Procure por sinais de danos e deterioração no conjunto anualmente.

  2. Se houverem danos e deterioração, conte o número de canos do conjunto do climatizador e leve apenas um deles a uma loja de ferragens.

  3. Use o cano como amostra para comprar canos substitutos ou um conjunto inteiro do tamanho necessário para o aparelho.

  4. Substitua individualmente os canos ou todo o conjunto desencaixando as unidades antigas e substituindo-as pelas novas.

  5. Peça para alguém ligar a bomba depois que as peças deterioradas foram substituídas para verificar se há vazamentos.

Dicas

  • Consulte o manual do proprietário do seu climatizador evaporativo para obter mais sugestões de manutenção.

Avisos

  • Antes de realizar manutenções em equipamentos elétricos, tire-os da tomada.

Coisas Necessárias

  • Selante de asfalto
  • Óleo doméstico
  • Aspirador de pó
  • Motor substituto
  • Conjunto de chaves canhão
  • Conjunto de chaves de encaixe
  • Chaves de fenda e phillips
  • Bomba de água substituta
  • Correia substituta
  • Pistola de lubrificação
  • Panos velhos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article