×
Loading ...

Como consertar um filtro de areia de piscina

O filtro mais popular para piscinas é um de areia. A água é filtrada através da areia que fica dentro do tanque do filtro. De tempos em tempos, estes filtros podem precisar de conserto. Os mais comuns são a substituição da areia ou das laterais que ficam na parte inferior do tanque do filtro e impedem a areia de entrar na piscina. Saber como fazer esses consertos pode salvar centenas ou mesmo milhares de reais.

Instruções

Uma piscina funcionando corretamente mantém a piscina limpa (person diving into a swimming pool image by leafy from Fotolia.com)
  1. Desligue o sistema de filtragem. Certifique-se de que a bomba ou bombas estejam desligadas desconectando-as ou desligando o disjuntor ao qual estão conectados.

    Loading...
  2. Retire o anel em torno da base do distribuidor, ou para modelos mais antigos, remova os parafusos ao redor do centro do tanque de filtragem. Deve ser possível abrir o tanque agora, tendo acesso à areia.

  3. Retire a areia do tanque por um dos três métodos seguintes. O primeiro é remover a areia à mão com uma colher de plástico. O segundo é virar o tanque de lado e remover a areia dessa forma. O terceiro consiste em utilizar um aspirador de areia de piscina conectado a uma mangueira de jardim que permite a fácil remoção.

  4. Drene o tanque do filtro, removendo a tampa de drenagem que deve estar próxima à base. Abra a válvula de ar no topo para facilitar a drenagem da água.

  5. Substitua as crepinas se estiverem quebradas. Elas são pequenos tubos com fendas que ficam em cima do distribuidor, na parte inferior do tanque. Seu trabalho é fazer com que a água flua através do tanque, mas mantendo a areia dentro do tanque. Se areia estiver entrando na piscina, é um sinal claro de que pode haver uma ou mais crepinas quebradas. Basta removê-las, juntamente com o distribuidor e substituí-las por novas, compradas de uma lojas de materiais de piscina. Se os tubos forem removíveis a partir do distribuidor, apenas o tubo quebrado ou tubos podem ser substituídos.

  6. Encha o tanque com água até 10 cm acima das crepinas. Cubra o tubo coletor vertical para que nenhuma areia entre nele. Adicione a areia nova lentamente e com cuidado. Remonte o tanque do filtro e ligue o sistema de filtragem.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Jogo do soquete
  • Areia nova
  • Crepinas e distribuidor (se necessário)

Referências

Loading ...
Loading ...