Mais
×

Como consertar fotos pixeladas

Atualizado em 17 abril, 2017

Imagens pixeladas podem ser chatas e transformar o que deveria ser uma cena bonita em uma dolorosa de olhar. A pixelagem é resultado da má qualidade de imagem inicial, ampliação excessiva de uma imagem ou comprimir uma imagem e em seguida expandi-la. Pelo motivo da pixelagem representar o limite da informação disponível na imagem, é impossível gerar uma imagem perfeita a partir de uma pixelada, mas com um programa de edição é possível fazer com que a imagem fique melhor.

Instruções

Saiba como consertar fotos pixeladas seguindo estes passos (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

    Suavizando a imagem

  1. Use um filtro de desfoque/borrão para suavizar as bordas ásperas ou irregulares da pixelagem. Estes filtros pegam a imagem, e através da média das cores, eliminam todas as arestas irregulares. Embora os filtros de borrão "Gaussian" sejam recomendados, o melhor filtro varia de acordo com o tipo e a qualidade de imagem que você está usando, assim como a iluminação da mesma. Você pode querer experimentar outros filtros. Defina o filtro de desfoque a uma configuração de dois ou três pixels, ou a imagem não será alterada completamente. Experimente isso com várias configurações do filtro, aumentando a largura se a sua imagem ainda for muito irregular depois de aplicar o filtro. Se achar necessário, aplique o filtro de borrão várias vezes em sua imagem.

  2. Aplique um filtro de nitidez para resolver quaisquer borrões excessivos criados por filtros de borrão. Depois de aplicar várias vezes o filtro de borrão de modo a se livrar da pixelagem, você pode achar que a imagem está muito suavizada para fazer qualquer coisa. Neste caso, tente aplicar o filtro de nitidez. Com este filtro, o programa tentará apontar as bordas da imagem e deixar os objetos mais claros. Experimente essas configurações de filtro e você deverá ser capaz de produzir uma imagem da qual gosta. Tenha cuidado, porque muita nitidez pode fazer uma imagem parecer desagradável.

  3. Use filtros mais artísticos para encontrar outra solução. Filtros como o de corte podem transformar uma imagem dolorosamente pixelada em uma suave e artística. Se não se importar com a imagem parecer particularmente acentuada ou realista, tente brincar com alguns dos filtros artísticos.

Dicas

  • Algumas imagens simplesmente não podem ser salvas, não importa o que você faça com elas. Se você vem tentando há horas e não conseguiu produzir algo agradável de se ver, talvez seja hora de desistir.
  • Embora os programas de edição de fotos profissionais como o Photoshop forneçam mais ferramentas ao usuário, a maioria dos programas pode ofuscar e aguçar uma imagem o suficiente para ser útil.

O que você precisa

  • Programa de edição de fotos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article