Como consertar uma pedaleira Digitech RP90

Escrito por simon foden Google | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar uma pedaleira Digitech RP90
A Digitech RP90 reduz a necessidade de carregar diversos pedais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Digitech RP90 é uma pedaleira multiefeitos com um pedal de expressão. A vantagem de usar a RP90 é a redução no transporte de diversos pedais para apresentações e sessões de gravação. Pode-se nomear efeitos da RP90 e alterar seus parâmetros com o pedal. Realizar seus próprios reparos é uma forma gratificante e educativa de aprender sobre circuitos básicos de áudio e hardware. Você também economizará nas contas de reparo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Solução de problemas

  1. 1

    Conecte a RP90 ao amplificador e ligue-a.

  2. 2

    Percorra o menu até encontrar a configuração de som com a qual esteja familiarizado.

  3. 3

    Pise no pedal de expressão, para aumentar o volume ou a intensidade do efeito, dependendo do timbre selecionado. Se o pedal não alterar parâmetros, pode haver um problema de software. Se o som estiver com "chiado" ou o volume apresenta quedas e picos de forma intermitente, significa um problema de hardware.

    Reparo do software

  1. 1

    Desligue a RP90. Pressione "Store" (armazenar) e mantenha pressionado. Ligue a pedaleira enquanto mantém a tecla "Store" (armazenar) pressionada. Espere até que as letras "FR" apareçam na tela, que é a sigla de configuração de fábrica (factory reset).

  2. 2

    Pressione e segure "Store" (armazenar) novamente até que apareça "R5" na tela. Solte o botão. Esse procedimento restaurará as configurações originais e, provavelmente, corrigirá erros de software, tal como um pedal de expressão que não esteja funcionando. No entanto, perderá as pré-configurações salvas.

  3. 3

    Pressione e segure ambos os pedais ao mesmo tempo.

  4. 4

    Ao aparecer "PC" na tela de LED, solte os pedais.

  5. 5

    Balance o pedal de expressão para a posição frontal máxima e pressione qualquer um dos pedais. Esse procedimento calibrará a posição "frontal". Balance-o para trás e pressione um dos pedais, para calibrar a posição "traseira". Esse procedimento definirá o intervalo de parâmetros do pedal.

    Reparo de hardware

  1. 1

    Afrouxe o pedal de expressão da correia de engrenagem. Alcance o buraco vazio e sinta a extremidade da correia, que deve estar conectada aos dentes de um potenciômetro na placa. Se estiver solto, sinta um potenciômetro parecido com uma engrenagem (com rodas dentadas). Alimente a correia de engrenagem pelos dentes e sob a capa de plástico. O potenciômetro regula o fluxo da corrente através do circuito do RP90 para determinar a intensidade do efeito selecionado. A correia de engrenagem do pedal de expressão regula a posição do potenciômetro. Se os dois estiverem desconectados, o pedal de expressão não terá influência sobre a intensidade.

  2. 2

    Substitua o pedal.

  3. 3

    Coloque a RP90 na parte frontal e afrouxe a base. Desconecte o clipe do pacote do cabo plástico da placa de circuito. Afrouxe a placa de circuito da parte de trás e retire-a cuidadosamente.

  4. 4

    Inspecione a placa e procure por componentes soltos e fios desconectados. Se encontrar um componente solto, derreta a junta de solda na base da placa, utilizando uma ponta de ferro de solda limpa.

  5. 5

    Limpe o resíduo de solda e endireite os pinos do conector. Pressione-os de forma plana, de modo que fiquem alinhados contra a correia condutora na base da placa e torne a soldá-la.

Dicas & Advertências

  • Sempre realize a soldagem em uma área bem ventilada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível