Mais
×

Como consertar solas escorregadias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quedas e lesões geralmente ocorrem quando as pessoas perdem a tração debaixo dos pés quando estão andando. As causas comuns para isso são o chão e as solas dos calçados escorregadios. As solas escorregadias são geralmente o resultado de um projetista de calçados que cria um sapato com uma sola lisa e sem texturas ou com um material escorregadio. Isso também pode ocorrer quando a sola se desgasta e fica lisa com o uso. Seja qual for a causa para os escorregões, você pode arrumar isso em casa fazendo um recapeamento das solas.

Instruções

Solas texturizadas geralmente perdem a tração com o desgaste ao longo do tempo (Pixland/Pixland/Getty Images)

    Como fazer

  1. Coloque tração ou almofadas de aderência que previnem escorregões. Limpe a sujeira que esteja na parte inferior dos seus sapatos com um pano úmido ou papel toalha, e depois seque as solas. Remova o papel protetor da almofada e a alinhe com a área que ela encaixa, como a parte da frente ou de trás e depois pressione com firmeza contra a superfície da sola. Repita esse processo com a sua outra sola.

  2. Esfregue as solas com uma lixa grossa ou um tijolo para deixá-las ásperas e texturizadas para elas terem mais aderência. Se você não tiver uma lixa ou tijolo, calce os seus sapatos e ande sobre uma superfície áspera como cascalho ou concreto, raspando as solas enquanto faz isso.

  3. Faça pequenas ou grandes marcas nas solas usando uma faca afiada ou uma tesoura para criar um padrão texturizado. Faça essas marcas o mais próximo possível do estilo que você vê nos sapatos em lojas, como zigzags, diamantes ou a letra X, criando assim uma melhor aderência.

Dicas

  • Se os seus sapatos ainda estiverem escorregadios depois de você tentar arrumá-los, contrate um sapateiro para colar uma nova sola sobre a antiga ou colocar uma completamente nova, ou pela metade nos seus sapatos com um material texturizado.
  • Se você usar uma faca para marcar as solas dos seus sapatos, não corte muito profundamente, já que você pode atravessar o sapato se a sola for muito fina.

Aviso

  • Raspar ou cortar sapatos escorregadios caros irá diminuir o valor deles. Ao invés disso, use as almofadas de aderência ou contrate um profissional para consertá-las.

O que você precisa

  • Panos
  • Papel toalha (opcional)
  • Tração ou almofadas de aderência
  • Lixa grossa
  • Tijolo (opcional)
  • Faca
  • Tesoura (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article