Mais
×

Como consertar o teto de um trailer com infiltrações

Atualizado em 19 julho, 2017

Aquela pequena mancha de água no teto de seu trailer pode não parecer muita coisa, mas um forro com infiltrações não é motivo para risos. Assim como em uma casa, infiltrações podem ameaçar estruturas e componentes elétricos de um veículo recreativo (RV) e, se não tratadas rapidamente, podem causar prejuízo de milhares de reais.

A maioria dos trailers de viagem são cobertos com uma camada do monômero de etileno-propileno-dieno (EPDM), uma membrana termoplástica de poliolefina (TPO), fibra de vidro ou alumínio. Tetos de borracha são suscetíveis a rasgarem e a danos provocados pelo sol a longo prazo, enquanto tetos de fibra de vidro ou de metais tendem a criar fissuras devido à tensão e desenvolvem goteiras visíveis.

Instruções

Infiltrações no teto de um trailer podem causar prejuízos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure por rasgos ou rachaduras óbvias no material do teto, assim como reparos malfeitos. As costuras ao redor de aberturas de tanques de esgoto, unidades de ar condicionado e ventiladores de teto são pontos de vazamento comuns.

  2. Limpe a área danificada com água e sabão ou com o limpador de teto para RV. Remova toda a cera, calafetação, selantes antigos e quaisquer materiais que possam dificultar a adesão dos materiais de reparo. Arrancar com uma lâmina de barbear ou faca e forçá-lo com uma espátula ou raspador é a melhor forma de remover calafetagens antigas. Em tetos de alumínio, escove a área ao redor do ponto danificado antes de aplicar os materiais selantes, assegurando uma melhor adesão.

  3. Utilize o aplicador de calafetagem desenvolvido para selar vazamentos no teto de trailer nos contornos de claraboias e aberturas de ventilação.

  4. Conserte rasgos ou buracos em tetos de EPDM e TPO espalhando o material por, pelo menos, 5 cm ao longo dos lados da fissura. Conserte rachaduras de tensão, em tetos de alumínio, com fita para reparo de teto de RV.

Dicas

  • Se possível, cole as bordas de um furo em um teto de EPDM e aplique o remendo após a cola secar.
  • Ao remover o antigo material selante em um teto de alumínio, use uma pistola de ar quente para amolecê-lo e facilitar a remoção.

Aviso

  • Sempre tome cuidado ao andar e trabalhar no teto de um trailer de viagem, pois suas superfícies molhadas pode ser lisas.
  • Certifique-se de usar sapatos de solado macio, assim o EPDM e o TPO não serão arrancados do teto.
  • Reforce a estrutura de tetos de alumínio e fibra de vidro posicionando placas longitudinais no teto, ajudando a distribuir seu peso.
  • O silicone e outros materiais de calafetagem domésticos não são efetivos quando usados em RVs, já que eles se decompõem rapidamente na luz do sol e em temperaturas extremas, as quais um campista geralmente é submetido. O EPDM não é resistente a solventes e nem a materiais à base de petróleo: alcatrão e outros materiais domésticos comuns para tetos irão danificá-lo.

O que você precisa

  • Sabão ou limpador de teto de RV aprovado
  • Balde e escova de cerdas duras
  • Aplicador de calafetagem (para tetos de EPDM e TPO)
  • Fita para remenda apropriada de acordo com o material do seu teto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article