Construindo um tampo de madeira para um balcão de bar

Escrito por patrick gleeson, ph. d., registered investment adv | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Construindo um tampo de madeira para um balcão de bar
Madeira para piso pode ser usada como tampo (wood image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Você pode construir uma variedade de tampos de madeira para seu bar. Ainda que a água possa manchar rapidamente e danificar a maioria das madeiras não tratadas, é possível proteger a superfície com várias técnicas, e diferentemente do mármore, do granito, do aço inoxidável e do zinco, você mesmo pode reformar esse tipo de tampo.

Outras pessoas estão lendo

Madeira pré-acabada ou não?

Antes de escolher um tipo específico de madeira, decida se quer trabalhar com madeira não-acabada, que você terá que terminar de preparar, ou se prefere materiais pré-prontos. Madeira não-acabada lhe dará a maior possibilidade de escolha: o tipo de madeira, a profundidade do tampo, o tipo de tratamento e acabamento, além da largura da tábua. Madeira pré-acabada vem em vários tipos e acabamentos, mas há menos opções quanto ao tamanho do tampo.

Considere seus recursos

Antes de tomar uma decisão quanto ao acabamento da madeira, considere as diferenças entre os dois tipos. A madeira pré-acabada não requer procedimentos que exijam conhecimento e equipamento. Em algum momento da produção do tempo de madeira não-acabada, será preciso obter uma superfície lisa, lixando-a ou, para um resultado mais profissional, aplainando-a. Se você tem conhecimento em marcenaria e acesso a uma plaina com capacidade para larguras maiores (de 70 a 90 centímetros), pode ser proveitoso trabalhar com todas as etapas para alcançar o resultado exato que você tem em mente. Caso contrário, será mais fácil começar com a madeira pré-acabada.

Tipos de madeira

Você pode usar praticamente qualquer tipo de madeira para um tampo de balcão. No entanto, alguns tipos resistem melhor ao desgaste. O carvalho é resistente a batidas – ele pode ser pré-tratado e acabado com uma variedade de produtos que resistem a manchas também. Teca é uma outra opção. É maciça, resiste bem e tem lubrificante interno o suficiente para não precisar de acabamento. Observe, entretanto, que a dureza tem um preço: as lâminas do seu serrote vão se desgastar rapidamente.

Profundidade da tábua

A profundidade da tábua faz muita diferença na aparência dos tampos de madeira. Um tampo fino cria um visual mais formal, já tábuas mais grossas sugerem uma informalidade de cozinha do interior. Perceba que tábuas mais finas agregam proporcionalmente mais trabalho ao processo: tábuas com dois centímetros precisarão de três vezes mais cola do que as de seis centímetros e precisarão de mais tempo para se fixar.

Balcão rústico

Você pode criar um balcão estilo rústico com carvalho ou teca. Corte sua madeira para que a tábua tenha a profundidade desejada. Se você quiser um tampo com profundidade de 4 centímetros, corte as tábuas com essa largura. A profundidade das tábuas será sua largura, já que elas estarão viradas de lado e montadas com seus nós aparecendo. A maioria dos balcões rústicos tem tábuas de largura (ou seja, o que originalmente era a profundidade) de 2 a 4 centímetros. Madeira montada dessa maneira resiste melhor às manchas.

Duas coisas a evitar

Construa seu tampo, depois o instale. Não tente montar as tábuas de madeira sobre a estrutura do balcão (também chamada de carcaça). Será difícil montar, e não haverá como aplainar a maneira não-acabada depois que você instalá-la.

Evite usar madeira compensada. Quando o tampo se desgastar, você só poderá reformá-lo cortando-o até a metade da primeira camada do compensado. Se o estrago passar da primeira camada, não será possível consertá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível