×
Loading ...

Como medir e cortar corrimão para escadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O corrimão nas laterais da escada suportam os degraus, são a chave para uma escadaria estruturalmente sólida. Colocá-los e cortá-los envolve alguma geometria simples que dá uma percepção de como as escadas são projetadas e construídas. Códigos de construção locais e nacionais contêm exigências quanto à construção de escadas, consulte antes de começar.

Instruções

Corrimãos são a chave para uma escadaria sólida (house construction interior 1 image by Paul Moore from Fotolia.com)
  1. Meça a distância vertical entre a superfície do primeiro piso e a do segundo piso. essa medida pode ser usada para determinar o número de degraus necessários para a escada. Divida a medida por um número que lhe dá a altura dos degraus ou "elevação", entre 18 e 20 cm cada. O padrão residencial é cerca de 20 cm.

    Loading...
  2. Multiplique o número pela profundidade do piso para determinar o corrimão da escadaria. Os degraus têm normalmente de 27 a 35 cm de largura, incluindo a saliência ou "focinho". Determine o comprimento aproximado da borda necessária para cada longarina, multiplicando o número de degraus por 40 cm.

  3. Coloque uma madeira de 2,5 cm x 28 cm nos cavaletes. Esta tábua será a primeira longarina e o molde marcar as próximas.

  4. Use o final da madeira como base e coloque o esquadro na ponta a partir do piso para cortar. Ajuste o esquadro de modo que a parte mais curta fique alinhada à medida da elevação determinada no Passo 2, na borda borda da madeira.

  5. Segure o esquadro firmemente no lugar e marque uma linha com o lápis na borda do quadrado em dois ângulos. Nota: Toda a marcação deve ser feita a partir da mesma borda (dentro ou fora) do esquadro para regular.

  6. Marque um ângulo de 90 graus a partir da primeira linha do piso, onde se encontra com a borda externa da longarina. Esta é a linha de corte da primeira coluna.

  7. Meça e marque a primeira linha de elevação na altura paralela a partir do Passo 2 menos da espessura do material de piso. (Este corte vai assentar no chão no início da escada.)

  8. Repita o passo 6, colocando a medida do piso no final da elevação anterior. Este passo é repetido até que o número correto de degraus estabelecidos na etapa 2 forem marcados na longarina.

  9. Determine a ponta do corte final marcando um ângulo de 90 graus em relação ao corrimão, meça a partir da borda dianteira da linha de passo para a profundidade do corrimão, menos o focinho e da espessura do material do corrimão. Para um trilho de 2,5 cm e madeira de 7 cm, o corte seria na largura do piso menos de 3 cm.

  10. Corte a madeira com uma serra circular. Pare o corte quando chegar na linha adjacente, em seguida, use um serrote para terminar os cortes nos cantos internos.

  11. Verifique o encaixe da longarina, segurando-a na escada. Use a longarina pronta como um modelo para marcar e cortar as próximas. São instaladas uma em cada lado da escada e uma abertura no centro.

Loading...

Dicas

  • Pequenas guias metálicas estão disponíveis, para atribuir ao esquadro para definir as medidas do piso e tornar a marcação mais fácil. Estes guias são baratos e vendidos em lojas de ferragens e material de construção.

Aviso

  • Quando a primeira longarina for marcada com todos os degraus, é uma boa ideia fazer a ponta final e cortar a base inferior e segurá-la no lugar, antes de cortar o piso e o corrimão. Isso permite que você confirme os ângulos e o layout de corte estão corretos antes de fazer todos os cortes e evitar desperdiçar material.

O que você precisa

  • Trena
  • Calculadora
  • 3 peças de madeira ou pinheiro branco, 2,5 cm x 28 cm
  • Esquadro
  • Serra circular
  • Serra de mão

Referências

Loading ...
Loading ...