Mais
×

Como construir um amolador de formões

Atualizada February 21, 2017

Para trabalhar com cuias, tigelas e outros itens em um torno mecânico, são necessários formões como cinzéis e goivas. Para cortar corretamente, essas ferramentas devem ser afiadas regularmente, mas, devido à forma curva de algumas goivas, afiá-las à mão livre é complicado. No entanto, você pode construir um afiador para isso. Com um esmeril e uma ferramenta ajustável, você pode ter um amolador eficiente.

Instruções

Os formões devem ser afiados para produzir formas de qualidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o esmeril. Eleve a proteção da lâmina em frente ao rebolo.

  2. Coloque a cantoneira sobre o suporte de modo que o lado longo dela fique perpendicular à parte da frente, a parte plana do rebolo. Sua extremidade deve ficar pelo menos a 1 cm de distância do rebolo. Prenda-a no suporte com a braçadeira resistente em "C".

  3. Ponha uma goiva no "V" da cantoneira, com a ponta de corte contra o rebolo parado. Solte a porca no suporte. Ajuste o ângulo da guia de modo que a extremidade inferior da goiva esteja plana contra o esmeril. Aperte a porca para prender a guia na posição.

  4. Separe a goiva do rebolo e ligue o esmeril . Deslize a ferramenta para a frente até que ela toque o rebolo, mantendo seu lado no "V" da cantoneira.

  5. Gire a goiva com o seu pulso, afiando sua forma semicircular. Esse processo deve durar menos de dois ou três segundos por vez, para evitar o superaquecimento da ferramenta. Mergulhe-a em um copo com água para resfriá-la entre cada amolação.

Avisos

  • Ao usar um esmeril, vista mangas compridas e óculos de segurança para proteção contra faíscas.

Coisas Necessárias

  • Esmeril de bancada
  • Cantoneira de 15 cm de comprimento e 2,5 cm de largura
  • Braçadeira resistente em "C"
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article