Mais
×

Como construir uma antena WiFi utilizando uma antena parabólica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Construir uma antena de internet sem fio direcional pode ser tão simples como religar os fios de uma antena parabólica usada. O alcance efetivo varia, mas o sinal WiFi médio pode viajar cerca de 1 km, e a antena parabólica irá apenas melhorar direção e foco. Um técnico de antenas habilidoso pode construir uma antena WiFi utilizando uma parabólica em aproximadamente uma hora.

Instruções

Antena parabólica bi-direcional (www.aclcomputers.com)

    Construindo uma antena WiFi através de uma parabólica

  1. Corte o fio da antena do equipamento de rede WiFi e prepare-o para soldagem. A maioria dos modems e roteadores sem fio utiliza um cabo SMA Reverso, o que significa que o fio central é o que possui sinal de polaridade negativa. O sinal positivo passa pela camada de cobre exterior que é separada do fio central por um núcleo de plástico. As ligações devem ser retiradas e separadas, e o cobre trançado da camada de fora deve ser puxado para um lado e torcido em um ponto.

    Equipamento de rede WiFi (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  2. Corte e prepare as ligações da antena parabólica. Parabólicas bidirecionais são ideais, pois elas possuem antenas de transmissão já construídas internamente e apontadas para a superfície côncava da parabólica. Elas são identificadas pelo "nodo duplo" no suporte frontal. Os modelos com apenas um nodo não possuem transmissores e podem requerer modificações mais complexas. O transmissor de sinal possuirá ligações separadas, e cada ligação possuirá um conector. Os adaptadores de conector irão variar, mas eles devem possuir um sinal de polaridade positivo e um negativo. Essas ligações no nodo transmissor devem ser cortadas e os fios separados e torcidos.

    Exemplo de nodo no suporte frontal da antena (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  3. Solde as ligações do equipamento de rede WiFi com as ligações dos fios da antena parabólica combinando as polaridades equivalentes, positivo com positivo e negativo com negativo. Certifique-se do sinal de polaridade dos fios da parabólica, pois estes podem variar de acordo com o fabricante. Alguns equipamentos de rede possuirão duas antenas, e estas devem ser identificadas como transmissor ou receptor antes de se fazer as conexões. Neste caso, cada uma das antenas deverá ser ligada com o nodo correspondente da parabólica. Faça o revestimento das conexões finalizadas com fita isolante.

    Fita isolante (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Conecte a parabólica ao equipamento WiFi e teste a força do sinal em uma conexão local sem fio. A parabólica deverá estar apontada para a antena física da rede, e seu ângulo deverá ser de aproximadamente 30 graus. Recomenda-se que outras antenas também sejam testadas para assegurar-se de que a parabólica está funcionando corretamente.

Dicas

  • Torcer os fios juntos antes de soldá-los pode assegurar uma ligação forte. Os limites de ruído da antena parabólica podem variar, e devem ser os maiores possíveis.

Aviso

  • Não conecte os fios positivos e negativos do equipamento de rede WiFi um ao outro.

O que você precisa

  • Antena parabólica
  • Equipamento de solda
  • Fio de antena de alto ganho
  • Equipamento WiFi (Modem, Roteador Wireless)
  • Equipamento para cortar os fios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article