Lazer e cultura

Como construir barcos a vela de madeira

Escrito por chris becker | Traduzido por jessica lopes bonifacio
Como construir barcos a vela de madeira

Um barco de madeira bem resistente com linhas clássicas

fishing boat image by paul mitchell from Fotolia.com

Construir um barco a motor de madeira é uma das atividades mais gratificantes que alguém pode fazer com suas próprias mãos. Dito isto, não é um hobby para qualquer um. O tempo e a dedicação que é preciso ter para construir uma embarcação bonita e com bom desempenho pode (e isso ocorre muitas vezes) deter você. Você pode construir um barco utilizando um conjunto de planejamentos, ou você pode criar seus próprios, com o programa CAD 2D ou 3D. Independentemente do design que você use, com certeza será um carpinteiro especializado até o final do projeto.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Planejamentos
  • Área de trabalho
  • Madeira para moldar, plataformas e tábuas
  • Fibra de vidro (opcional)
  • Ferramentas
  • Motor (de popa, interior ou os dois)
  • Equipamento (tanque de combustível, luzes, travas etc)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Antes da construção

  1. 1

    Antes de começar uma construção, você precisa decidir o que construir. Há muitos fatores que podem influenciar a sua decisão. Seu barco só pode ser tão grande quanto o seu espaço de trabalho e deve caber na porta ou abertura, uma vez terminado. Você deve decidir que tipo de barco construir. Para um iniciante, um batel ou um bote com uma pequena popa iria fornecer os mais rápidos resultados para os projetos mais relevantes.

  2. 2

    Depois de saber que tamanho de barco você está procurando, você precisa encontrar os projetos para começar a construir. Os projetos envolvem modelos para os quais você terá uma base do que será necessário com relação aos materiais e mão de obra, isso ajudará você no orçamento do seu projeto. Para encontrar esses projetos, a Internet é um excelente recurso. Além disso, a revista Wooden Boat tem análise de projetos a venda para todos os gostos e níveis orçamentais.

  3. 3
    Há um tipo de madeira para cada orçamento e necessidade

    wood image by DOLPHIN from Fotolia.com

    Após obter os projetos, você precisa saber o quanto vai precisar e onde comprar. Cada projeto requer um determinado tipo de madeira. A madeira mogno é a mais comum, porém se o barco é pequeno e destinado a ser mais um tipo de esporte ao invés de um trabalho de arte, um empreendimento de madeira compensada de qualidade muitas vezes é o suficiente.

  4. 4

    Mesmo não sendo necessário nesse meio tempo, agora é um bom momento para começar a pensar sobre a escolha do motor. A pesquisa é fundamental para selecionar a melhor configuração do motor para seu barco.

  5. 5

    Por fim, ajuste seu local de trabalho para começar a fazer seu projeto. A maioria dos projetos de barco vai exigir um espaço de trabalho com área plana e nivelada, pois será um ponto de referência para a construção. Você pode encontrar projetos para a construção de uma plataforma para barcos online, caso precise precisa de uma.

    Construindo o barco

  1. 1

    O processo de construção do barco começa com o corte da quilha, em partes quadrado para construir o "esqueleto" do barco. Os projetos lhe darão instruções para saber cortar seus próprios quadrados, e alguns até mesmo fornecem modelos em grande escala. Uma vez que você tem todos os quadros de corte, você pode colocá-los em espaços pré-determinados para a quilha, a fim de alcançar a forma do casco. Observação: Se você tem ferramentas suficientes para, eventualmente, virar o barco ao contrário, esta fase de construção geralmente é feita com o barco de cabeça para baixo e a quilha para cima.

  2. 2

    Quando os quadros e a quilha estiverem no lugar, você está pronto para cortar e instalar o painel da popa. Uma vez que o painel de popa estiver instalado (geralmente, fixando na quilha), é hora de começar com as tábuas. Existem muitos métodos diferentes para forrar um barco, mas o mais comum é o entabuamento (tábuas longas e finas) ou entabuamento de placas inteiras de madeira para o painel (tábuas mais largas).

  3. 3

    Uma vez entabuado, o casco do barco vai aparentar estar completo. Dependendo para que o barco será utilizado, pode ser aconselhável colocar no final do casco um isolante como verniz, e em seguida, passe a tinta caso desejar.

  4. 4

    Após isso vire o casco mais uma vez, agora para instalar o interior dele. Isso inclui o piso, parede, ou locais para guardar as coisas, assento, etc. O piso trincaniz deve estar descrito nos projetos do barco, tudo mais será ao seu critério. Você pode instalar travas na haste do barco e outros materiais para atender as suas necessidades pessoais.

  5. 5

    O passo final é equipar o barco com um motor, tanque de combustível, e com sistema elétrico (bateria, cabos, etc). É uma boa ideia deixar a instalação do motor para um mecânico profissional (pode ser necessário caso você compre o motor novo). Tanque de gás com cabos elétricos estão fora do propósito deste artigo, e também devem ser instalados por um profissional.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media