×
Loading ...

Como construir um caminho curvado de tijolos

A construção de um caminho de tijolos parece uma tarefa intimidadora, devido ao tempo e atenção aos detalhes que são necessários, além de parecer ainda mais complexa quando você resolve construí-lo curvado. A adição das curvas, sejam acentuadas ou suaves, requer alguns passos a mais, para cortar os tijolos e fazer com que caibam em seus locais. Finalizar esse caminho pode levar mais de uma semana.

Instruções

Adicione personalidade ao seu jardim com um caminho curvado de tijolos (walkway image by Larry Roberg from Fotolia.com)
  1. Escolha o formato do caminho de tijolos e ponha as estacas para marcar a direção. Posicione as estacas a cada 60 ou 90 cm para delinear as bordas e amarre as fitas entre as estacas para exibir as curvas.

    Loading...
  2. Cave a área dentro das estacas em uma profundidade de 15 cm, utilizando uma pá comum. Ponha o gramado e solo escavados de lado e reserve para uso em outro projeto, ou descarte-os.

  3. Utilize a fita métrica para tirar as medidas da largura do caminho. Mova-se seguindo as bordas do caminho medindo a cada 15 cm, para certificar-se de que a largura permaneça aproximadamente a mesma durante todo o trajeto. Isso fará com que sua pequena estrada pareça profissional, ao invés de apenas unir os tijolos de qualquer forma. Remova gramado e terra que possam ter restado para produzir uma base melhor.

  4. Compacte o solo dentro da área escavada utilizando a aplanadora manual. Ligue a máquina e caminhe por todo o lugar. Dependendo do tipo de compactadora que você possui, a máquina pode vibrar para compactar a terra, ou pressionar o solo com um grande rolo. Seja qual for o modelo, continue trabalhando com o dispositivo até que o solo esteja bem compactado e duro como rocha.

  5. Preencha o interior da vala com 10 cm de brita, adicionando uma camada de 5 cm por vez cada vez. Utilize o compactador entre cada aplicação para deixar as camadas duras e resistentes ao deslocamento do seu peso conforme você anda pela área.

  6. Adicione uma última camada de 5 cm de areia sobre as camadas de brita. Compacte a camada de areia, usando os mesmos métodos descritos nos passos anteriores. Uma vez compactada, a parte superior da areia deve estar cerca de 2,5 cm abaixo do nível do solo.

  7. Comece a posicionar os tijolos na parte superior central do caminho. Disponha-os da forma que você desejar, trabalhando sempre do centro para fora. Use uma junta de expansão ou uma ferramenta espaçadora, para igualar os espaços entre cada tijolo, de aproximadamente 0,6 cm a 1,25 cm de distância.

  8. Quando necessário, corte os tijolos para que caibam nas bordas exteriores da passagem. Para cortá-los, você precisa medir o tijolo no local em que vai ser colocado, em seguida, usar uma serra de tijolo ou um martelo para marcar e cortar no tamanho e forma necessários.

  9. Acerte todos os tijolos em seus lugares dentro da área escavada. Corte-os da forma que for necessária para que se encaixem nas bordas.

  10. Despeje um pouco da areia de alvenaria sobre a passarela e use uma vassoura para varrê-la para dentro das pequenas juntas entre os tijolos. Aplique areia suficiente para que ela fique nivelada com a parte superior dos mesmos.

Loading...

O que você precisa

  • Estacas
  • Fita
  • Fita métrica
  • Aplanadora manual
  • Brita
  • Areia de alvenaria
  • Tijolos
  • Juntas de expansão
  • Serra de tijolos ou ferramentas para quebrá-los
  • Vassoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...