Mais
×

Como construir um forno com barro?

Atualizada June 13, 2017

Ao longo da história, pães são assados em fornos de barro. Esses fornos foram chamados de muitos nomes diferentes: forno-de-barro, forno-mundo, forno-colmeia e hornos (em espanhol). Embora as técnicas utilizadas para construir esse tipo de forno possuam muitas variações, elas têm algo em comum: o uso de terra. Segundo Kiko Denzer, autor de "Construa seu próprio forno de barro", fornos de barro assam com uma combinação de forno de convecção, radiação de calor e condução e produzem deliciosos e crocantes pães artesanais e pizzas.

Instruções

Você pode construir um forno de barro em uma variedade de plataformas (Jeff Randall/Lifesize/Getty Images)
  1. Para fazer barro denso para forno, misture água com terra que seja 30% argila e 70% areia peneirada. Teste o conteúdo de argila da mistura fazendo cilindros de barro. Você terá certeza que o barro contém argila suficiente se um cilindro de 5 cm ou mais for dobrável sem quebrar.

  2. Limpe a área onde você pretende construir o forno de barro. Cave um círculo de 1,5 m de diâmetro para fixar a base. Encha o buraco com uma camada de pedras e, depois, encha a área dentro do círculo com brita.

  3. Adicione mais uma camada de pedras, cimentando com argamassa. Coloque mais brita, apertando para ficar plano. Acrescente mais camadas de pedras até que a base fique com cerca de 90 cm a 1 m de altura. Coloque brita novamente, deixando 30 cm de cima da base aberto para isolamento.

  4. Coloque as garrafas dentro da círculo da base. Sobreponha as garrafas deitadas no centro, criando um espaço para fazer um sub-solo da mistura de barro. Os espaços entre as garrafas deverão ter entre 0,5 cm e 1,5 cm de espessura.

  5. Encha os espaços entre as garrafas com uma mistura firme de argila e serragem. Essa mistura ajudará a isolar o sub-solo e também evitará que as garrafas quebrem quando o forno que estiver sendo utilizado.

  6. Encha os espaços vazios restantes com a mistura de lama. Pressione a mistura para baixo e use tábua de 5 cm x 10 cm para nivelar o excesso de lama, criando um nível sub-solo para os tijolos refratários.

  7. Sobreponha os tijolos refratários em cima do sub-solo. Os tijolos ser colocados nivelados e firmes de modo que não sobre espaços.

  8. Forme uma pilha de areia úmida em forma de abóboda e empacote. A forma da areia deve se estender para fora das bordas dos tijolos refratários e possuir 50 cm de altura. Cubra a forma com jornal molhado para evitar que a areia grude no barro.

  9. Pegue um punhado de barro e pressione ao redor dos tijolos. Construa a parede do forno, punhado por punhado, com cuidado para pressionar o barro contra ele mesmo. Evite pressionar na forma de areia. Continue até cobrir a forma inteira com uma camada de lama de 8 cm a 10 cm de espessura.

  10. Nivele a forma do forno com um pedaço de madeira. Deixe o forno seque até que o barro fique firme, mas ainda úmido. Cuidadosamente, esculpa e abra a porta do forno, usando os dedos para compactar o solo ao redor da saída. Para um forno de 60 cm, a abertura deve ser de 25 cm de altura e 30 cm de largura.

  11. Com as mãos, remova a forma de areia de dentro do forno. Deixe o jornal e tome cuidado para não danificar as paredes internas do forno. Deixe o forno secar. Finalize o lado de fora com lama natural.

Dicas

  • Cubra a entrada do forno com um pedaço de madeira encharcada em água quando estiver cozinhado.
  • Cubra seu forno com uma lona durante climas chuvosos.

Avisos

  • Não sele seu forno com estuque ou pintura de látex, porque isso impedirá que o vapor saia através das paredes, o que é essencial para a qualidade dos pães.

Coisas Necessárias

  • Barro
  • Água
  • 1 m³ de pedra
  • 1 m³ de brita
  • Argamassa de cimento
  • Serragem
  • Garrafas vazias
  • 17 tijolos refratários
  • 20 sacos de areia
  • Jornais
  • 1 tábua de 5cm x 10 cm de 1,5 m de comprimento
  • Restos de madeira
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article