Mais
×

Como construir um forno para pizza gratuitamente

Atualizada February 21, 2017

Faça um forno para pizza gratuitamente usando alguns itens fáceis de ser encontrados e com uma substância conhecida como "cob". O cob, que é feito de terra, areia e palha, tem sido usado desde a antiguidade. Ele é resistente à intempéries e também um dos mais eco-amigáveis e econômicos materiais de construção. Ele lhe permitirá ter um forno de pizza que pode facilmente ser consertado ou modificado se necessário.

Instruções

A areia é um dos componentes usados na fabricação do cob (sand 2 image by Susanne Meier from Fotolia.com)
  1. Junte pedras grandes e velhos blocos de concreto para criar uma arredondada e sólida base para o forno. Faça uma base de 1 m de altura e 1,2 m de diâmetro.

  2. Espalhe uma camada de areia no fundo de uma lona plástica ou uma piscina infantil. Agregue aproximadamente 114 kg de terra. Use uma terra que seja rica em material argiloso. O barro do solo permite ao cob secar mais intensamente, mantendo sua forma. A argila do solo deve ter uma textura meio gelatinosa e deve ser encontrada em áreas próximas a poços de água. Caminhe sobre o solo para misturá-lo, e adicione água caso esteja muito seco. Adicione areia caso haja muita argila e o solo esteja se aglomerando em pedaços, sem se misturar.

  3. Tire aproximadamente 10% da mistura. Adicione água até obter uma consistência semi-molhada e similar a uma pasta. A mistura molhada será usada para a primeira camada das paredes do forno.

  4. Adicione palha ao resto da mistura para criar o cob. Se você não possuir palha livre disponível, use grama alta e seca. Continue a agregá-la até que esteja consistentemente distribuída pela extensão.

  5. Coloque cob sobre o topo do forno e alise-o. Ponha pedras planas ou tijolos no topo da base para criar a plataforma do forno.

  6. Crie uma abertura de forno arqueada em um lado da base colocando pedras de tamanho médio juntamente com o cob. Faça a abertura grande o suficiente para acomodar a lenha e a pizza.

  7. Crie um domo de 8 cm de espessura para o forno com areia molhada. Faça-a com 45 cm de altura e 60 cm de diâmetro. Construa as paredes começando no topo da base e seguindo ao redor do arco.

  8. Cubra a parte externa do domo de areia com uma camada de 8 cm de uma mistura mais molhada que não possua nenhuma palha.

  9. Cubra o domo com uma camada de 8 cm de cob, enquanto a argila ainda estiver molhada. Alise a superfície o máximo que puder com suas mãos. Deixe o forno para secar por, pelo menos, três semanas.

  10. Faça 38 litros adicionais de cob. Cubra o forno com uma segunda camada de 8 cm. Deixe-o secar por mais três semanas, ou até que o forno esteja completamente curado.

  11. Cave um pouco e retire a areia do interior do forno, para que você tenha apenas as paredes de cob.

Coisas Necessárias

  • Pedras
  • Blocos de concreto
  • Areia
  • Lona ou piscina infantil
  • Argila do solo
  • Palha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article