Mais
×

Como construir uma lavadora ultrassônica

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma lavadora ultrassônica é um tanque que possui um transdutor gerador de ultrassons construído ao lado ou dentro do fluido. Um transdutor é o material que irá alterar fisicamente sua forma quando excitado por um impulso elétrico. Quando o transdutor está excitado, aumenta de tamanho e o fundo do tanque ou seu lado se desloca. Esse movimento cria uma onda de compressão no líquido do tanque, provocando, assim, a limpeza ultrassônica.

Um gerador elétrico que produz um sinal de alta frequência faz com que o transdutor rapidamente induza ondas de compressão e rarefação no líquido, o que cria uma cavidade em seu interior. Essa cavidade cresce e diminui à medida que as ondas continuam. Quando atinge um determinado tamanho, a cavidade entra em colapso, já que não pode mais manter a sua forma. Milhões de bolhas são criadas e estouram na lavadora, limpando, desse modo, as peças que estão no tanque. Esses colapsos são tão pequenos que removem apenas a sujeira da superfície. O benefício de uma lavadora ultrassônica é que, quanto maior a freqüência, menores as partículas que permitem a limpeza de pequenos itens com mais detalhes intricados.

Produtos de limpeza ultrassônicos vêm em três tamanhos. O primeiro é um sistema pequeno, que pode ser usado para limpar lentes de contato ou jóias. O segundo tipo pode ser utilizado como um limpador de equipamento dentário. Já o terceiro pode usado em serviços pesados industriais, pois possui transdutores compostos ​​bastante potentes. Assim, um limpador caseiro nada mais é que uma combinação dos três tipos. Você poderá construir seu próprio limpador em cinco passos simples, usando apenas cinco materiais.

Instruções

Você precisará de uma lixadeira para construir sua lavadora (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Mova o botão Desligar/Ligar da lixadeira para a posição "ligar". Não ligue na tomada.

  2. Una a lixadeira ao fundo da lata de café com a fita adesiva, apertando o suficiente para as vibrações da lixadeira serem transmitidas para a lata.

  3. Coloque a espuma ao redor e no fundo do balde. O objetivo é isolar a lata de café, mas, para isso, o balde não pode vibrar, somente a lata.

  4. Coloque água dentro da lata de café.

  5. Ligue a lixadeira na tomada. A razão pela qual você teve que acionar o botão "ligar" no início do processo é a dificuldade que você teria para fazê-lo agora.

  6. Depois de alguns minutos, a lixadeira gerará calor que irá fluir para a lata de café. Isso levará a lata a expandir e encolher. O calor gerado produzirá e fornecerá os colapsos e os choques de bolhas, que limparão os itens na lavadora. Uma vez que o calor começar o processo e a lata expandir e contrair, a lixadeira deverá ser desligada. O calor gerado não é o suficiente para queimar ou pegar fogo.

O que você precisa

  • Lata de café
  • Lixadeira
  • Espuma viscoelástica (de 4 a 5 cm de espessura)
  • Balde plástico de 18 L
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article