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Como construir seu próprio servidor de e-mail

Atualizado em 20 julho, 2017

Até recentemente, servidores de e-mail tinham a reputação de serem muito difíceis de se montar. Embora cada componente individual (envio e recebimento de e-mails, conexão com clientes, webmail e outros) fosse, na maioria das vezes, fácil de se instalar, integrá-los era incrivelmente difícil. Nos últimos dois anos, contudo, várias organizações montaram e-mails tudo-em-um e soluções em softwares para grupos de trabalho que fizeram essa instalação muito mais fácil. Um dos mais populares é o chamado Citadel e inclui e-mail/webmail, calendário, agenda de contatos compartilhada, quadros de recados e muitas outras características populares.

Instruções

    Instale o Linux Ubuntu

  1. Ligue o computador com o CD do Ubuntu no drive. Selecione a linguagem no assistente e selecione para instalar o Ubuntu.

  2. Selecione sua linguagem de novo quando o instalador for iniciado. É seguro aceitar as opções padrão durante toda a instalação. Embora o instalador inclua uma opção de configurar um servidor de e-mail, não a selecione. Depois que se concluir a instalação, remova o CD do drive e reinicie seu computador conforme indicado.

  3. Acesse seu novo servidor, instale o Citadel e seus dependentes. No prompt digite "sudo apt-get install clamav clamav-milter spamassassin citadel-suite amavisd-new" e aperte "Enter". O servidor confirmará sua senha e baixará e instalará, automaticamente, todos os componentes exigidos pelo Citadel.

    Configure seu servidor

  1. Ative o SpamAssassin, o filtro de spam do email, e inicie-o. Edite o arquivo de configuração digitando "nano /etc/default/spamassassin". Mude o arquivo de forma que fique ENABLED = 1, e aperte Ctrl + X para fechar o arquivo. Aperte "Y" quando for solicitado para salvar. No prompt, digite "/etc/init.d/spamassassin start" para iniciar a filtragem dos e-mails assim que chegarem.

  2. A partir de outro computador na mesma rede, entre em seu novo servidor Citadel de um navegador de internet como o Internet Explorer ou Firefox. Na barra de URL digite o endereço de IP ou hostname de seu novo servidor, seguido de ":8504". Por exemplo, se o endereço de IP de seu servidor Citadel fosse 192.168.1.1, você digitaria http://192.168.1.1:8504. Quando solicitado o acesso, utilize como nome de usuário "Administrator" (Administrador) e deixe o campo de senha em branco.

  3. Selecione "Administration" (Administração) a partir do menu. Aqui você poderá ativar ou desativar funcionalidades no Citadel ou mudar suas opções de configuração para atender as suas necessidades. O único item essencial para você mudar está sob "edit site-wide configuration" (editar configuração em todo o site). Você deve introduzir o "Fully Qualified Domain Name" (Nome de Domínio Totalmente Qualificado) do servidor. Ele é um endereço não numérico do computador na internet, tal como mail.exemplo.com. Se você não tem um nome de domínio ainda, você deve usar um serviço grátis como dyndns.org para dar a seu servidor um nome conveniente. Clique em "Ok" quando tiver terminado de editar essa parte da configuração.

  4. Crie usuários de email através do item "add, change, delete user accounts" (adicione, modifique, delete contas de usuários) no menu. Você deve, também, explorar o resto das opções de configurações para ter certeza que seu novo servidor de webmail funciona da forma que quer.

Aviso

  • Instalar o Ubuntu limpará o disco rígido do computador. Esteja certo de que você tem cópias dos dados importantes antes de iniciar esse processo.

O que você precisa

  • Computador dedicado com internet
  • CD de instalação do Linux Ubuntu 9.04 ("Jaunty Jackalope") server edition
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