Como construir seu próprio servidor de e-mail

Escrito por campbell vertesi | Traduzido por thomas anderson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Até recentemente, servidores de e-mail tinham a reputação de serem muito difíceis de se montar. Embora cada componente individual (envio e recebimento de e-mails, conexão com clientes, webmail e outros) fosse, na maioria das vezes, fácil de se instalar, integrá-los era incrivelmente difícil. Nos últimos dois anos, contudo, várias organizações montaram e-mails tudo-em-um e soluções em softwares para grupos de trabalho que fizeram essa instalação muito mais fácil. Um dos mais populares é o chamado Citadel e inclui e-mail/webmail, calendário, agenda de contatos compartilhada, quadros de recados e muitas outras características populares.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador dedicado com internet
  • CD de instalação do Linux Ubuntu 9.04 ("Jaunty Jackalope") server edition

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instale o Linux Ubuntu

  1. 1

    Ligue o computador com o CD do Ubuntu no drive. Selecione a linguagem no assistente e selecione para instalar o Ubuntu.

  2. 2

    Selecione sua linguagem de novo quando o instalador for iniciado. É seguro aceitar as opções padrão durante toda a instalação. Embora o instalador inclua uma opção de configurar um servidor de e-mail, não a selecione. Depois que se concluir a instalação, remova o CD do drive e reinicie seu computador conforme indicado.

  3. 3

    Acesse seu novo servidor, instale o Citadel e seus dependentes. No prompt digite "sudo apt-get install clamav clamav-milter spamassassin citadel-suite amavisd-new" e aperte "Enter". O servidor confirmará sua senha e baixará e instalará, automaticamente, todos os componentes exigidos pelo Citadel.

    Configure seu servidor

  1. 1

    Ative o SpamAssassin, o filtro de spam do email, e inicie-o. Edite o arquivo de configuração digitando "nano /etc/default/spamassassin". Mude o arquivo de forma que fique ENABLED = 1, e aperte Ctrl + X para fechar o arquivo. Aperte "Y" quando for solicitado para salvar. No prompt, digite "/etc/init.d/spamassassin start" para iniciar a filtragem dos e-mails assim que chegarem.

  2. 2

    A partir de outro computador na mesma rede, entre em seu novo servidor Citadel de um navegador de internet como o Internet Explorer ou Firefox. Na barra de URL digite o endereço de IP ou hostname de seu novo servidor, seguido de ":8504". Por exemplo, se o endereço de IP de seu servidor Citadel fosse 192.168.1.1, você digitaria http://192.168.1.1:8504. Quando solicitado o acesso, utilize como nome de usuário "Administrator" (Administrador) e deixe o campo de senha em branco.

  3. 3

    Selecione "Administration" (Administração) a partir do menu. Aqui você poderá ativar ou desativar funcionalidades no Citadel ou mudar suas opções de configuração para atender as suas necessidades. O único item essencial para você mudar está sob "edit site-wide configuration" (editar configuração em todo o site). Você deve introduzir o "Fully Qualified Domain Name" (Nome de Domínio Totalmente Qualificado) do servidor. Ele é um endereço não numérico do computador na internet, tal como mail.exemplo.com. Se você não tem um nome de domínio ainda, você deve usar um serviço grátis como dyndns.org para dar a seu servidor um nome conveniente. Clique em "Ok" quando tiver terminado de editar essa parte da configuração.

  4. 4

    Crie usuários de email através do item "add, change, delete user accounts" (adicione, modifique, delete contas de usuários) no menu. Você deve, também, explorar o resto das opções de configurações para ter certeza que seu novo servidor de webmail funciona da forma que quer.

Dicas & Advertências

  • Instalar o Ubuntu limpará o disco rígido do computador. Esteja certo de que você tem cópias dos dados importantes antes de iniciar esse processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível