Como converter qualquer gráfico para o uso em uma plotter de recorte

Escrito por rs wagner | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como converter qualquer gráfico para o uso em uma plotter de recorte
Este é um exemplo de um gráfico vetorizado em escala de cinza (pattern vector image by WaD from Fotolia.com)

Converter um gráfico para ser usado em uma plotter de recorte requer conhecimento sobre vetores. Eles podem ser dimensionados em qualquer tamanho. Vetores não são baseados em resolução de imagem, como bitmaps, por exemplo. Eles se baseiam em fórmulas matemáticas criando linhas e curvas que a plotter de recorte consegue ler. Bitmaps são criados em um programa de edição de fotos e consistem de uma grade de pontos quadrados. Eles não podem ser lidos pela plotter e devem ser convertidos para o formato de vetor através de um programa de ilustração.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Programa de edição de fotos
  • Programa de ilustração em vetor

Lista completaMinimizar

Instruções

    Seleção do programa

  1. 1

    Adquira um programa de ilustração que ofereça a possibilidade de traçar ou rasterizar o bitmap. Ele também deve permitir que você pré-visualize em um modo "wireframe" (grade de linha) ou "outline" (contorno), e consiga realizar ajustes ao traçado final.

    Como converter qualquer gráfico para o uso em uma plotter de recorte
    Vetores são contornos (ebb flow outlined image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  2. 2

    Utilize um programa que ofereça uma fácil edição, simplificando os vetores através da redução da quantidade de nós ou pontos na criação de desenhos gráficos detalhados.

    Como converter qualquer gráfico para o uso em uma plotter de recorte
    Nós se assemelham a pequenos quadrados ao longo de uma linha ou curva (global nodes network image by Michael Brown from Fotolia.com)
  3. 3

    Selecione um programa que preserve as cores e linhas do gráfico original. Ele deve ser capaz de remover fundos para facilitar a conversão quando for importado para a plotter de recorte.

    Como converter qualquer gráfico para o uso em uma plotter de recorte
    Remova o fundo de um gráfico quando fizer a conversão para vetor (logo image by Biro from Fotolia.com)

    Importando

  1. 1

    Em um programa de edição de imagens, salve uma gráfico no formato bitmap, BMP. Vá em "File" (Arquivo), depois em "Save As" (Salvar como) no menu suspenso na parte superior do documento. Escolha um lugar do seu disco rígido para salvar o arquivo e pressione "Enter".

  2. 2

    Abra um programa de ilustração. Crie um novo documento, selecionando "File" e depois "New" (Novo). Configure o tamanho da imagem para o dimensionamento.

  3. 3

    No documento, pressione "CTRL/CMD + R" para visualizar as réguas ou selecione "View" (Visualizar), e depois "Show Rulers" (Mostrar réguas). Com o botão do mouse pressionado, crie margens com as linhas-guia. Arraste as linhas-guia das réguas superior e lateral.

  4. 4

    Selecione "File" e depois "Place" (Posicionar) ou "File". Em seguida, escolha "Import'" (Importar) e posicione o arquivo dentro do documento. Se necessário, aumente ou reduza o arquivo, ajustando o gráfico às margens.

  5. 5

    Mantenha as proporções do gráfico, segurando a tecla "Shift" quando estiver dimensionando. Pressione "Enter", finalizando o processo de importação.

    Traçando

  1. 1

    Clique sobre o gráfico. Escolha "Object" (Objeto), depois "Trace" (Traçar) a partir do menu suspenso. Use uma predefinição ou personalize os controles de acordo com as suas necessidades.

  2. 2

    Escolha, a partir dos modos de cor: colorido, escala de cinza ou preto e branco. Experimente com as diferentes configurações que o seu programa oferece.

  3. 3

    Utilize a função "Blur" (Desfoque) antes de realizar o traçado, para suavizar linhas dentadas e para remover pequenos pontos ou "artefatos" no bitmap. Utilize um valor numérico mais alto para um efeito maior de suavização.

  4. 4

    Selecione "Ignore White" (Ignorar branco) ou "Remove Background" (Remover fundo) e remova o fundo da imagem, reduzindo os nós no gráfico.

  5. 5

    Selecione "Preview" (Pré-visualização) e observe como a imagem rasterizada irá aparecer. Selecione "Enter" ou "Trace" (Traçar).

  6. 6

    Selecione "Expand" (Expandir) a partir do menu "Objects" (Objetos) na parte superior para visualizar o vetor rasterizado.

    Utilizando a ferramenta caneta

  1. 1

    Use a ferramenta caneta, manipulando quaisquer linhas que se cruzem ou necessitem de algum ajuste para um resultado mais suave. Pressione a letra "P" para selecionar a ferramenta caneta ou selecione o ícone da ferramenta caneta, na barra de ferramentas.

  2. 2

    Escolha outras opções, mantendo pressionado o botão do mouse sobre a ferramenta caneta e selecionar sua opção a partir do menu secundário.

  3. 3

    Selecione o sinal '+" ou "-" para adicionar ou remover pontos em um caminho.

  4. 4

    Pressione "Shift + C" para converter um ponto âncora por vez. Selecione múltiplos pontos mantendo a tecla "Shift" pressionada, enquanto seleciona os pontos com a ferramenta de seleção, e depois escolha "Convert Selected Anchor Points To Smooth" (Suavizar pontos âncora selecionados) na caixa de opções do "Control Panel" (Painel de controle).

  5. 5

    Salve o arquivo em seu disco rígido, e então use o comando "Import" ou "Place" no programa da sua plotter de recorte, seguindo as instruções do fabricante, localizadas no arquivo "Help" (Ajuda) do programa de vetor que você está utilizando.

Dicas & Advertências

  • O BMP suporta os modos de cor RGB, Index Color, Grayscale e Bitmap; Você pode especificar os formatos Windows ou Macintosh e uma "bit depth" (profundidade de bits) de 32 bits por canal.
  • Suavização em excesso irá distorcer a imagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível