Como converter uma ROM de Nintendo 64 em um EBOOT

Escrito por alice godfrey | Traduzido por lucas borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como converter uma ROM de Nintendo 64 em um EBOOT
Jogue seus jogos preferidos do N64 em seu PC (Game image by Haris Rauf from Fotolia.com)

Um cartucho de Nintendo 64 contém um jogo em um chip ROM (Read-Only Memory). Para transformar uma ROM de N64 em um arquivo EBOOT que pode ser jogado com um emulador em um PC, você deve transferir o conteúdo da memória ROM para o computador com uma copiadora de ROM. Você pode comprar a copiadora de ROM de um revendedor de videogames especializado em periféricos. Além disso, o computador deve ser usado para executar programas entusiastas da Nintendo de modo a converter a ROM em um arquivo que o computador possa reconhecer.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Copiadora de ROM
  • Bateria
  • Adaptador Serial-para-USB

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Inverta a copiadora de ROM. Abra a tampa do compartimento da bateria. Insira a bateria adequada no compartimento. Feche a tampa.

  2. 2

    Coloque a copiadora de ROM ao lado do computador. Conecte o cabo serial da copiadora em uma porta serial do computador. Se não houver nenhuma porta serial, insira o cabo serial da ROM no encaixe serial do adaptador "Serial-para-USB", e o cabo adaptador USB em uma porta USB do PC.

  3. 3

    Alinhe os sulcos com cada extremidade na fenda do cartucho de N64 com o encaixe na copiadora. Empurre a extremidade aberta do cartucho de N64 no encaixe. Pressione o botão "power" da copiadora para ligá-la.

  4. 4

    Insira o disco que vem com a copiadora. Siga os comandos de menu no instalador quando ele aparecer na tela. Encerre o instalador quando ele disser que está pronto.

  5. 5

    Clique em "Começar" (Start) e selecione o menu "Todas as aplicações" (All applications). Selecione o programa de copiar a ROM que acabou de ser instalada no sub menu.

  6. 6

    Clique no botão "Copiar" (Copy) ou "Clonar" (Clone) no programa, dependendo de como o desenvolvedor o configurou. Clique no menu em cascata no meio da janela que irá aparecer. Selecione "Área de trabalho" (Desktop) da lista de escolhas. Clique no botão "Salvar" na parte inferior da janela.

  7. 7

    Não faça nada até o programa exibir uma mensagem de texto avisando que o processo de cópia foi concluído. Saia do programa. Desligue o cabo USB do adaptador "Serial-para-USB" do PC, ou desconecte o cabo serial da copiadora da porta serial do computador. Desligue a copiadora. Puxe o cartucho para fora do encaixe.

  8. 8

    Baixe um programa de conversão de ROM do site um entusiasta da Nintendo, por exemplo, o "Project 64" (consulte Recursos). Dê um clique duplo no arquivo uma vez que for baixado para descompactá-lo no desktop com um programa de descompactação adequado. Clique em "Iniciar" (Start). Selecione o programa de conversão de ROM do menu "Todos os aplicativos/programas" (All Aplications).

  9. 9

    Clique em "Arquivo" (File) no canto superior esquerdo do programa, quando a janela principal for exibida na tela. Selecione "Abrir arquivo" (Open file) no menu em cascata. Navegue até o desktop. Clique no programa de conversão de ROM. Clique no botão "Abrir" na parte inferior da janela.

  10. 10

    Selecione "EBOOT" do menu em cascata "Tipo de Arquivo" (File type) na janela de abertura de arquivo. Se não houver um "Tipo de Arquivo" no menu em cascata, ignore este passo.

  11. 11

    Selecione a guia "Salvar em" (Save to) ou "Destino" (Destination) na janela principal do programa, dependendo de como o desenvolvedor criou o programa. Clique na guia em cascata, no meio da janela que aparecer. Selecione "Desktop" no menu. Clique no botão "OK" na parte inferior da janela.

  12. 12

    Clique no botão "Começar" (Start) ou "Converter" (Convert) na janela principal de programa, dependendo de como o desenvolvedor criou o programa. Não faça nada até que um contador passe de "0" para "100" ou uma barra de progresso tenha sido preenchida da esquerda para a direita (dependendo de como o programa foi configurado). Saia do programa.

Dicas & Advertências

  • Menu em cascata é simplesmente o menu que aparece ao clicar com o botão direito em um arquivo ou ao passar o mouse sobre determinada opção nas guias de um programa.
  • Apenas copie um cartucho de N64 que você possua legalmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível