Como copiar e mover máquinas virtuais

Escrito por mark pool | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como copiar e mover máquinas virtuais
Importe e exporte máquina virtuais criadas no VirtualBox (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Máquinas virtuais criadas no VirtualBox devem ser copiadas utilizando as ferramentas inclusas no VirtualBox porque o disco rígido de cada uma delas tem o seu próprio identificador universal único, ou UUID. Duas máquinas virtuais não podem ter um disco rígido com a mesma UUID. Elas incluem também logs e arquivos de configuração XML que não podem ser copiados diretamente de uma máquina para a outra. As funções de importação e exportação do VirtualBox funcionam bem se você estiver movendo uma máquina virtual para um outro computador host físico ou criando uma cópia da sua máquina virtual no mesmo computador.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Exportando uma máquina virtual

  1. 1

    Rode o "VirtualBox" no computador com a máquina virtual que deseja copiar ou mover. Clique na opção "Export Appliance" (Exportar aparelho), no menu "File" (Arquivo). Na lista apresentada, selecione a máquina virtual que deseja copiar ou mover. Para exportar mais de uma máquina usando o mesmo aparelho, pressione a tecla "Ctrl" enquanto clica sobre elas para realizar a seleção.

  2. 2

    Clique em "Next" (Próximo) para continuar. Clique no botão "Browse" (Navegador) para selecionar um local para a sua máquina virtual ou aceite o local já configurado. Por padrão, o assistente dá a extensão OVA para máquina virtual. Isso quer dizer que seus arquivos são armazenados em um arquivo único. Você pode alterar a extensão para OVF, se quiser armazená-los separadamente. Os arquivos OVA são fáceis de mover de um computador para outro ou transferir entre redes.

  3. 3

    Clique em "Next" (Próximo) e revise a página "Appliance Export Settings" (Exportar configurações de aparelho). Clique em "Done" (Pronto) para proceder com a exportação ou "Back" (Voltar) para alterar as configurações. Aguarde a criação do arquivo aparelho. Se estiver movendo a máquina virtual para outro computador, copie o arquivo resultante utilizando um DVD gravável, um drive USB ou através da rede.

    Importando uma máquina virtual

  1. 1

    Rode o "VirtualBox" no computador que deseja copiar ou mover a máquina virtual. Você pode importá-la a partir do mesmo computador que usou para criar a cópia. Clique na opção "Import Appliance" (Importar aparelho), no menu "File" (Arquivo).

  2. 2

    Clique no botão "Browse" (Navegador) e selecione o arquivo OVA ou OVF que você criou. Clique em "Next" (Próximo) para proceder com as configurações.

  3. 3

    Altere as configurações da máquina virtual utilizando as caixas de seleção ou dando um duplo clique no item do campo de configurações que deseja mudar. Por exemplo, para alterar o nome da máquina virtual, dê um duplo clique em seu nome, no campo de configurações, e digite um novo nome. Se estiver copiando a máquina virtual no mesmo computador, o VirtualBox adicionará automaticamente um "_1" no final do nome, para diferenciá-lo do original.

  4. 4

    Para importar a máquina virtual, clique em "Done" (Pronto) após alterar qualquer configuração. O VirtualBox copiará as configurações e o disco rígido virtual para a sua pasta do VirtualBox. O arquivo OVA ou OVF pode ser salvo para uso futuro, copiado para um outro computador para importar a máquina virtual outra vez ou, ainda, deletado para aumentar o espaço no disco rígido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível