O coral vermelho é como uma pedra preciosa

Escrito por john roesch | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O coral vermelho é como uma pedra preciosa
Coral pode ser formado em grânulos para joias (coral necklace image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)

O precioso coral, com a sua profunda cor vermelho rosado, é frequentemente usado em jóias. Ele não é uma pedra, é a concha de um organismo aquático que forma colônias submarinas enormes. Os corais possuem matizes brilhantes e suaves, e são facilmente esculpidos, tornando-os cada vez mais popular entre as joias.

Outras pessoas estão lendo

Coral vivo

Corais são minúsculos invertebrados e possuem uma casca dura. Encontrada principalmente em águas tropicais, os corais formam colônias gigantes chamadas recifes de coral. Estes recifes podem crescer até mais de mil metros de comprimento, como na Barreira de Corais da Austrália. Eles são carnívoros e têm pequenos tentáculos que lhes permitem agarrar o plâncton que flutua por perto. Algumas espécies de coral têm farpas venenosas na extremidade dos tentáculos, proporcionando-lhes uma defesa ativa, juntamente com a casca dura que todos corais possuem.

O coral vermelho é como uma pedra preciosa
Coral no mar (coral image by Jose Hernaiz from Fotolia.com)

Colheita

Historicamente, o coral foi pego por redes de pescadores. Ele se tornou particularmente valioso no leste da Ásia e na Índia, sendo muitas vezes usado para fazer as seculares esculturas religiosas. Hoje, como o coral tornou-se mais raro devido à exploração, é geralmente coletado por mergulhadores para se certificar de que os maiores pedaços de corais danificados podem ser retirados em segurança. Devido ao pequeno tamanho da maioria das peças de coral colhidas, as joias na maioria das vezes possuem formato esférico.

O coral vermelho é como uma pedra preciosa
Pedaços da colheita de coral (coral image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Processamento

Em seu estado natural, o coral é muitas vezes opaco. Para ganhar a cor brilhante e o brilho que é conhecido no coral, ele deve ser rigorosamente polido. Embora venha em cores diferentes, o vermelho e o rosa são os mais conhecidos. Apesar de raro, podem também ser brancos, azuis e até mesmo dourados. No entanto, o coral no mercado é frequentemente tingido para clarear a sua cor.

Durabilidade

O coral, embora durável o suficiente para ser usado como joias, não é tão forte como a maioria das pedras preciosas. Isto significa que ele é particularmente sensível aos riscos. Por esta razão, a joia de coral deve ser tratada com mais cuidado do que as joias feitas de pedras preciosas reais. Ele também pode perder a sua cor brilhante se deixado sob luz solar direta ou água quente por muito tempo.

Conversação

Os recifes de corais estão desaparecendo em números cada vez maiores, devido à atividade humana. Enquanto a colheita de coral para a fabricação de joias só compreende uma pequena parte da destruição dos recifes de coral, vale a pena manter em mente para quem deseja comprar a joia. Governos ao redor do mundo estão assinando a legislação com o objetivo de proteger o coral da destruição arbitrária e fazer práticas de colheita de corais mais sustentáveis. Por esta razão, a joia deve sempre ser comprada de um negociante respeitável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível