Como corrigir problemas de comportamento em gatos velhos?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como corrigir  problemas de comportamento em gatos velhos?
Gatos mais velhos passam a maior parte do tempo descansando (cat image by vanillla from Fotolia.com)

Quando um gato envelhece, geralmente desenvolve uma gama de comportamentos inconvenientes e incomuns. Gatos velhos podem de repente parar de conseguir usar a caixa de areia apropriadamente; desenvolvem o hábito de andar pela casa de noite, miando alto; param de comer tanto ou comem fazendo bagunça, ou desenvolvem uma tendência de ser irritável. A maioria dessas mudanças de comportamento na verdade não são comportamentos ruins. Eles são trazidos por doenças ou mudanças corporais devido ao envelhecimento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel e lápis
  • Escovas de gato
  • Comida de gatos velhos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Monitore o comportamento do gato. Faça uma lista de incidentes, problemas como acidentes na caixa de areia, coceiras súbitas ou miado noturno. Anote as circunstâncias quando elas aconteceram e a hora. Isso pode ajudá-lo a ver um padrão que não é evidente quando seu gato acorda você no meio da noite ou quando você descobre uma bagunça.

  2. 2

    Examine seu gato. Institua sessões regulares de escovação para ajudá-lo a ver em que tipo de condição seu gato mais velho pode estar. Penteados e escovação diárias reduzem a frequência de bolas de pelo, permite que você apare as unhas longas, causadas pelo uso menos frequente de postes de arranhar e cria uma pele mais saudável. Este tipo de sessão também lhe dará tempo para examinar a boca do gato procurando lesões que podem causar a alimentação infrequente ou bagunçada, verificar seu peso e condição física e observar outros problemas. Se você ver algo incomum, leve seu gato ao veterinário.

  3. 3

    Forneça uma caixa de areia adequada. Gatos idosos geralmente urinam mais frequentemente que animais mais novos. Isso pode ser causado por níveis maiores de estresse, doenças ou simplesmente mudanças nas funções corporais. Alguns gatos não andam muito e se restringem a uma área muito pequena. Se isso for longe da caixa de areia, acidentes podem acontecer. Forneça caixas de areia limpas regularmente perto da comida, água e lugar de dormir do gato. Isso pode resolver o problema da bagunça.

  4. 4

    Corrija os miados noturnos ao tranquilizar seu mascote. Gatos velhos podem ficar confusos a noite. Eles podem não saber onde estão ou onde você está. Isso pode ser agravado por condições como visão e audição reduzidas. De acordo com a Universidade Cornell, problemas de circulação de sangue também podem contribuir para a senilidade felina, uma condição que pode causar que seu gato fique desorientado. Se você escutar o gato chorar a noite, simplesmente tome um tempo para tranquiliza-lo para parar com o barulho. Você também pode deixar o gato dormir com você de noite. Isso pode reduzir ou eliminar o choro em muitos casos.

  5. 5

    Melhore a dieta do gato. Alimente-o com alimentos de gatos idosos de alta qualidade. Esses animais geralmente comem menos quando ficam mais velhos, e requerem uma nutrição mais densa. Eles também podem ficar mais sensíveis a proteínas, sódio e fósforos excessivos na dieta e podem precisar de quantidades maiores de algumas vitaminas. Muitos problemas comportamentais, como irritabilidade, podem ser agravados por uma dieta ruim ou desbalanceamento de vitaminas.

  6. 6

    Medique seu mascote. Problemas de rim, artrite, hipertiroidismo, diabete e outros problemas medicáveis podem causar problemas de comportamento. Se seu gato velho estiver com dor, pode ser mais irritável. Desbalanceamento hormonal também pode afetar o humor e o comportamento. Procure o veterinário para descobrir se seu gato tem problemas de saúde que podem ser corrigidos usando medicamentos.

Dicas & Advertências

  • Não corrija problemas de comportamento com violência ou punição, seu gato provavelmente não entenderá o que ele fez.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível