Como usar um cortador de alimentos tipo mezzaluna

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um cortador de alimentos tipo mezzaluna
Use a mezzaluna para picar ervas, queijos e até carnes (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Da palavra italiana para "meia-lua", que seu formato curvo lembra, um cortador de alimentos tipo mezzaluna é um utensílio conveniente que fica entre a faca de um chef e um processador de alimentos. A lâmina de aço curva da mezzaluna é capaz de picar facilmente pequenas quantidades de ervas, cebolas e alho, e pode lidar com outros ingredientes também. Eis como manusear um cortador de alimentos tipo mezzaluna.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Familiarize-se com a sua mezzaluna. Estes cortadores em meia-lua vêm em vários estilos diferentes, e em versões com uma, duas ou até três lâminas. A sua pode ter duas manoplas parecidas com maçanetas, uma em cada ponta da lâmina, ou uma única alça que você maneja como a de uma serra. Existe até um modelo que se parece com um taco mexicano invertido de aço inoxidável com o topo achatado.

  2. 2

    Escolha sua superfície de corte. A superfície ideal para uma mezzaluna é uma tábua de madeira grossa com um recuo escavado que corresponda à curva da lâmina; a faca e a tábua são muitas vezes vendidas em conjunto. Você também pode usar uma tigela de madeira, mas estas tendem a ficar balançando sobre a mesa. Se tudo o mais falhar, você pode usar sua mezzaluna sobre uma tábua ou bloco de cortar comum, mas provavelmente vai ser preciso recolher a comida do entorno.

  3. 3

    Prepare a comida para ser picada. Uma mezzaluna funciona melhor em alimentos mais duros e secos, como dentes de alho, cebolas, castanhas, queijos duros, aipo, frutas secas e até mesmo carnes. Seque a umidade em excesso de ervas e outros alimentos lavados antes de picá-los, e corte vegetais, queijos e carnes grandes em porções menores antes de picá-los e triturá-los.

  4. 4

    Coloque uma pequena quantidade de comida para ser picada na superfície de corte. Se você tiver uma mezzaluna com duas manoplas, pegue uma em cada mão e movimente a lâmina para frente e para trás para picar o alimento. Se a sua mezzaluna tiver apenas uma alça, agarre-a com os dedos de uma mão e use seu polegar para escorar a lâmina enquanto você a movimenta para frente e para trás sobre a comida. A vantagem da mezzaluna com uma alça só é que você pode usar a outra mão para segurar as ervas no lugar ou mover a comida para mais perto das lâminas. Mas tenha cuidado.

  5. 5

    Movimente a mezzaluna para frente e para trás e mexa-a pela superfície de corte até que o alimento esteja picado na consistência desejada. Com cuidado, limpe a umidade em excesso ou pedaços de comida pegajosos da lâmina entre cada lote de alimento a ser picado. Se você estiver usando uma mezzaluna com duas ou três lâminas, use um espeto de madeira ou metal (e não seus dedos) para limpar pedaços de alimentos picados que ficam presos entre as lâminas.

  6. 6

    Lave sua mezzaluna à mão. Seque-a com cuidado e guarde-a na capa protetora que veio com ela. Tábuas ou tigelas de corte de madeira para mezzaluna devem ser lavadas de acordo com as instruções do fabricante, e podem precisar ser esfregadas ocasionalmente com óleo mineral para proteger a madeira.

Dicas & Advertências

  • Você pode encontrar mezzalunas pequenas e baratas, mas uma faca de chef fará um trabalho melhor. Escolha uma mezzaluna cuja lâmina tenha entre 15 e 20 cm de comprimento, no aço de maior qualidade que você possa pagar; ela vai manter o melhor corte. Use uma mezzaluna maior, de 20 a 23 cm, para cortar pizza.
  • Lâminas de mezzaluna são muito afiadas. Seja especialmente cuidadoso quando estiver usando uma mezzaluna com apenas uma manopla, para não deixar sua outra mão chegar perto demais da lâmina. Nunca deixe uma criança usar uma mezzaluna.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível