on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cortar azulejos de cerâmica em formas customizadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cortar um azulejo em linha reta é geralmente só uma questão de riscar e destacar com a ajuda de um cortador de azulejos, mas quando se trata de cortes curvados, angulados ou em outras formas irregulares, é necessário uma serra de arco (também conhecida como segueta). Essa ferramenta de mão se parece com uma serra tico-tico pequena e a sua lâmina, uma haste de carboneto fina e dura, é capaz de cortar praticamente qualquer tipo de contorno. O truque para se conseguir um bom corte com a serra de arco é garantir que a lâmina só corte a superfície esmaltada nos movimentos para cima, para evitar que o azulejo fique lascado.

Instruções

A serra de arco, popularmente conhecida como segueta, é ideal para o corte de contornos curvados ou irregulares (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Marque a forma que você quer cortar na superfície do seu azulejo usando um lápis marcador de porcelana. Faça um traço firme e bem marcado, para que ele não seja apagado por acidente enquanto você trabalha com o azulejo.

    Loading...
  2. Coloque o azulejo em um torno montado com braçadeiras acolchoadas. Certifique-se de que a parte principal do contorno marcado está na vertical e para fora das braçadeiras.

  3. Segure a sua serra de arco contra uma das bordas do azulejo, em um ponto onde a linha marcada enteja em contato com a borda. Empurre a serra para frente, virando a lâmina levemente para baixo, na direção da face do azulejo, para que ela passe primeiro pela superfície esmaltada e, só depois, pelas camadas inferiores.

  4. Puxa a lâmina de volta, na direção do seu corpo, ajustando-a para que ela não corte a face esmaltada enquanto se move; nesse momento, a lâmina deve corta somente as camadas inferiores do azulejo.

  5. Repita esse processo, virando a lâmina para baixo de leve quando você estiver empurrando a serra e endireitando a lâmina novamente quando você puxa a serra. Siga as linhas do contorno que você marcou até que consiga cortar toda a forma desejada, reajustando as braçadeiras conforme necessário.

Loading...

Dicas

  • Se você planeja fazer cortes customizados em mais do que só meia dúzia de azulejos, a serra de arco de mão pode se mostrar meio lenta. Existem versões motorizadas dessa ferramenta, que você pode alugar em certas lojas especializadas. Elas são montadas como as serras de fita então, ao invés de mover a serra ao redor do azulejo, você passa o azulejo pela lâmina, movendo-o e girando-o conforme necessário para o corte.

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção quando estiver cortando azulejos.

O que você precisa

  • Lápis para porcelana
  • Torno montado com braçadeiras acolchoadas (borracha, madeira ou pano)
  • Serra de arco

Referências

Loading ...
Loading ...