×
Loading ...

Como cortar blocos de concreto com uma serra mármore

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os blocos de concreto são um tipo de bloco utilizado na construção da fundação de casas. Podem ser encontrados em vários tamanhos, mas geralmente o tamanho mais comum é 20 por 20 por 40 cm. Muitas vezes, ao instalá-los, é preciso cortá-los para encaixarem em cantos e fins de paredes. Existem muitas maneiras de cortá-los, sendo que uma delas é com uma pequena e portátil serra circular, chamada de serra mármore. Com a lâmina correta, ela é perfeita para cortar blocos de concreto.

Instruções

Os blocos de concreto podem ser cortados com uma serra mármore (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça a área onde o bloco cortado será instalado. Anote a medida e transfira-a para o bloco a ser cortado. Marque o local onde cortar com o giz branco para a linha ficar claramente visível.

    Loading...
  2. Puxe a proteção da lâmina, do lado da serra, e prenda a lâmina de alvenaria. Aperte-a bem com a mão, gire-a no sentido anti-horário até prender firmemente no lugar e coloque a proteção.

  3. Coloque o bloco em uma superfície plana e alinhe a lâmina com a marca nele. Pressione-a contra a superfície do bloco, firmemente.

  4. Ligue a serra e corte cuidadosamente através do bloco. Mantenha o bloco no lugar com a mão livre e mova a lâmina através dele até atingir a outra ponta. Desligue a serra após terminar de cortar.

  5. Limpe toda a poeira do bloco com o pano e meça a peça cortada. Cheque se cortou do tamanho correto e repita o processo para qualquer outro corte necessário.

Loading...

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção e máscara contra poeira ao cortar blocos de concreto. O processo produzirá muita poeira.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Giz branco
  • Lâmina de alvenaria
  • Pedaço de pano
  • Óculos de segurança
  • Máscara contra poeira

Referências

Loading ...
Loading ...