Como cortar bolas de isopor

Escrito por suzie faloon | Traduzido por carlos nascimento
 Como cortar bolas de isopor
Existem muitos projetos de artesanato que utilizam as bolas de isopor (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Existem muitos moldes de artesanato disponíveis para os projetos com bolas de isopor. Para alguns desses projetos escolhidos para fazer, essas bolas terão de ser cortadas ao meio, em quartos ou fatias. Você poderá até encontrar um projeto que utilize uma bola de isopor oca, com um diorama ou arranjo floral em miniatura dentro dela. É importante aprender a cortar as bolas de isopor para evitar desperdícios e quebras do material.

Instruções

  1. 1

    Coloque a bola de isopor sobre a superfície de trabalho forrada com jornal. Meça e marque a área que precisará ser cortada ou removida, utilizando uma caneta ou canetinha.

  2. 2

    Utilizando uma faca afiada, corte uma pequena área na bola. Fatie-a e, cuidadosamente, recorte o excesso.

  3. 3

    Corte, utilizando uma faca afiada, as marcas da medida em uma bola de isopor maior. Corte em linha reta pela marcação da área toda que você precisará. Retorne pela área e corte-a mais profundamente, até que você possa remover a peça necessária.

  4. 4

    Com as mãos enluvadas, pegue um pedaço de arame de floricultura. Coloque-o diretamente no centro de uma bola de isopor. Puxe o arame esticando-o firmemente para baixo através da bola e corte-o ao meio.

  5. 5

    Utilizando um estilete, esvazie uma bola de isopor, marcando cuidadosamente a área. Utilize uma colher para bebê de metal ou uma ferramenta semelhante, para escavar e esculpir o interior da bola. Vá devagar para manter o exterior da bola intacto para o projeto.

Dicas & Advertências

  • Tenha cuidado para não segurar uma bola de isopor com muita força quando for cortá-la, pois você poderá esmagá-la.

O que você precisa?

  • Faca afiada, com lâmina curta e sem serrinha
  • Caneta ou canetinha
  • Arame de floricultura

Lista completaMinimizar