Mais
×

Como cortar seções transversais da árvore para esculpir

Atualizado em 22 julho, 2017

Cada vez mais escultores de madeira estão usando madeira verde ou fresca em seus projetos. Ela está prontamente disponível através do corte de árvores, e de árvores que caem durante tempestade; ela pode fornecer ótimos padrões de fibra, são mais fáceis de esculpir e as seções vêm em tamanhos maiores do que o comercial. Por essas e outras razões, os escultores rapidamente aprendem a processar os troncos em seções transversais prontas para esculpir.

Instruções

Esse tronco foi cortado transversalmente com uma motosserra e está pronto para ser esculpido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque um tronco fresco no chão e, com uma pedaço de giz, faça uma linha horizontal em cada ponta ao longo da casca, definindo onde a motosserra irá cortar o excesso da madeira. Tente encontrar a peça de tronco mais longa e reta para seu projeto.

  2. Coloque uma peça de descarte ou troncos menores abaixo do tronco, para levantá-lo do chão. Corte ao longo das marcas de carvão com a motosserra, criando a ponta mais plana possível.

  3. Coloque o tronco sobre a base e, com o giz, marque uma linha reta através do diâmetro do tronco, interceptando o centro. Depois, meça linhas paralelas a cerca de 2,5 cm de distância do centro. Você deve ter três linhas de giz paralelas através do tronco.

Dicas

  • Antes de cortar o tronco com a motosserra, inspecione visualmente a casca para qualquer metal, como pregos ou grampos de cerca. Remova qualquer metal com a parte de trás do martelo. Se você tiver uma serra de correia grande o suficiente, você pode usá-la para cortar o tronco em uma forma esférica, depois de cortar no sentido do comprimento com a motosserra. Se você usar a serra de correia, coloque a parte cortada para baixo na lâmina, nunca para cima. Isso irá dar uma superfície de corte mais estável. Depois de montar seu tronco processado no torno, verifique manualmente se a madeira tem rotação livre na base do torno. Caso contrário, remova a peça do trono e corte a madeira em excesso com uma serra.

Aviso

  • Usar a motosserra ou serra de correia é bastante perigoso. Certifique-se de ler, entender e seguir todos os avisos do fabricante e as diretrizes de segurança. Quando estiver trabalhando com uma motosserra, use roupas protetoras, como calças jeans ou reforçadas, luvas fortes, proteção facial, proteção no ouvido e botas reforçadas ou com ponta de ferro. Se o tronco que está processando for muito pesado ou desajeitado, peça a ajuda de um assistente.

O que você precisa

  • Carvão
  • Motosserra
  • Bússola
  • Malhete de madeira
  • Cinzel
  • Torno
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article