Mais
×

Como cortar o tronco de uma árvore para fazer tigelas

Atualizada February 21, 2017

Uma tigela de madeira transformada, com sua fibra natural colocada sobre uma mesa da sala de jantar ou lareira, acrescenta natureza e calor ao ambiente. O artesanato dessas tigelas representa uma tradição de milhares de anos atrás. A forma como a tora, ou o bloco de madeira, são cortados na árvore, determinam a forma como a fibra aparecerá na tigela.

Instruções

Tigelas de madeira podem ser decorativas ou funcionais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Verifique o tronco cuidadosamente para constatar a presença de nós, rachaduras, madeira podre e outros tipos de dano. Defina a parte do tronco a ser cortada em uma posição estável e a uma altura fácil de atingir.

  2. Corte a madeira da árvore transversalmente à fibra, criando um pedaço circular. Um pedaço menor, como um de 15 cm de altura, irá criar uma tigela rasa, enquanto um um de 25 cm de altura fará uma tigela profunda. A fibra irá aparecer em círculos concêntricos, começando na parte superior da bacia e correndo em direção ao fundo.

  3. Corte a madeira do tronco circulando a fibra. Dependendo da largura da árvore, um ou mais blocos podem ser removidos da mesma secção. A fibra ficará em linhas paralelas de um lado da tigela para o outro.

  4. Corte a madeira de tronco da árvore diagonalmente. Isso resultará em um pedaço oval, que pode ser transformado tanto em tigela redonda quanto oval. A fibra formará padrões diferentes na tigela, dependendo da diagonal em que a madeira for cortada.

Dicas

  • A madeira pode deformar depois que secar. Pedaços transformados quando a madeira ainda está verde corre o risco de ter rachaduras à medida que secam.

Coisas Necessárias

  • Serra para madeira
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article