Mais
×

Como costurar crepe

Atualizado em 23 março, 2017

Frequentemente utilizado em lingeries ou em roupas de festa, tecidos leves como crepe da China são sinônimo de luxo. Por ser tão fino, muitas vezes ele é usado para fazer cortinas ou adicionar toques decorativos nas roupas do dia-a-dia. Ele adiciona uma textura diferente nos ambientes quando usado para decorações, mas pode ser difícil de costurar com crepe. Além de um pouco de prática, a preparação correta e o uso das ferramentas adequadas para o trabalho podem evitar vários problemas.

Instruções

Use linhas finas quando costurar com crepe (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte o tecido de acordo com o molde. Use uma tesoura afiada para cortar em torno dos moldes de papel ou use um cortador rotativo para longas bordas retas. Evite cortar bainhas e costuras no sentido do fio para evitar que se desfiem. Veja a direção das linhas no material e certifique-se de que as longas bordas retas dos moldes não estejam alinhadas com os fios na hora de cortar o molde.

  2. Insira uma agulha fina nova em sua máquina de costura; o tamanho 60/8 é o recomendado. Se for costurar à mão, use uma agulha nova muito fina.

  3. Coloque uma linha de algodão leve ou de poli-algodão leve na máquina e na agulha. Linhas para bordados em máquina também podem ser usadas em máquinas de costura. Use a mesma linha na bobina da máquina. Se for costurar à mão, use linhas leves também.

  4. Costure com pequenos pontos, de 1,5 mm a 2 mm, se costurar à máquina. Use ponto zig-zag ou reto. Costure com pontos pequenos quando costurar à mão.

Dicas

  • Pré-encolha o crepe leve antes de cortar - para tanto, lave o tecido a seco ou à mão em água morna. Não seque o crepe na secadora.
  • Pratique em retalhos de crepe antes de começar seu projeto.
  • Alinhavar o tecido à mão pode tornar a costura mais fácil e precisa. Para alinhavar a bainha, costure à mão usando agulha e fio muito finos, fazendo pontos grandes para segurar o material no local. Corte com cuidado e retire a linha usada no alinhavo quando a costura estiver concluída.

Aviso

  • Se você decidir usar alfinetes, use extra-finos para não fazer furos no tecido.

O que você precisa

  • Agulha fina
  • Linha de costura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article