Mais
×

Como costurar pregas para fazer um kilt

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não importa para que você deseja um kilt, seja para reconstruções escocesas, para dançar ou para uma fantasia de Dia das Bruxas, o kilt tem que ter muitas pregas. Fazer essas pregas requer muito mais tecido do que você imaginaria. Pode-se gastar até sete metros de tecido para a frente e as costas de um kilt de adulto. A parte mais importante de fazer as pregas de um kilt é a dobra do tecido. Essa dobra deve ser feita de maneira correta e igualada para atingir pregas perfeitas. Quando o kilt estiver terminado, as pregas estarão apenas na parte de trás do kilt.

Instruções

Kilts escoceses são conhecidos por suas muitas pregas (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Meça da sua cintura até em cima de seu joelho para conseguir a medida do comprimento do kilt.

  2. Corte o tecido de borda a borda usando essa medida de comprimento. Corte quantos desses pedaços você precisar para atingir 3,6 m (para uma cintura de aproximadamente 1 m) quando costurá-los juntos de ponta a ponta. Use o fio para serviços pesados quando costurar. Isso é somente para as pregas nas costas do kilt.

  3. Passe com ferro as costuras abertas na parte de trás do tecido do kilt.

  4. Meça ao longo do tecido cada 20 cm. Pegue os primeiros 20 cm e dobre-os juntos. Prenda a primeira prega no lugar com os alfinetes. Essas pregas são chamadas “setts”.

  5. Pegue os próximos 20 cm e dobre de forma que eles sobreponham os primeiros 20 cm e que apenas 2,5 cm da primeira prega apareça. Use outro alfinete para prender essa prega no lugar.

  6. Continue com os próximos 20 cm, dobrando por cima para que a prega anterior só apareça aproximadamente 2,5 cm. Continue repetindo isso com o resto do tecido, prendendo com alfinete cada prega.

  7. Alinhave a parte de cima do kilt para que as pregas fiquem presas no lugar.

  8. Passe com ferro as pregas para dar a elas uma borda legal e fina. Coloque o kilt em uma tábua de passar roupa e depois coloque um pano úmido acima das pregas. O vapor da toalha úmida ajudará a ajustar as pregas no lugar.

Dicas

  • Alfinetes longos para forro funcionam bem ao segurar o tecido depois que você o dobra. Os alfinetes normais são curtos e não segurarão o tecido.
  • Se você não quiser fazer um kilt do início, use a ajuda de um kit de fazer kilts. Esses kits contem todas as peças do kilt já cortadas e as pregas já no lugar.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • 4 a 4,5 m de tecido xadrez com 1,5 m de largura
  • Alfinetes
  • Fios para serviços pesados
  • Máquina de costura
  • Ferro
  • Toalha úmida
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article