Computadores e eletrônicos

Como criar uma fórmula no Excel

Escrito por carol luther | Traduzido por eudes filho gomes

Uma das funcionalidades mais importantes do Excel é a possibilidade de criar fórmulas que calculam o valor dos dados que foram digitados nas linhas e colunas. O programa também realiza cálculos de tempo, porcentagem, média e muitas outras contas aritméticas e estatísticas. As funções pré-definidas deste software tornam a criação de fórmulas muito fácil.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Microsoft Excel

Lista completaMinimizar

Instruções

    Fórmulas matemáticas simples

  1. 1

    Abra o Microsoft Excel clicando no atalho da área de trabalho ou selecionando-o no menu "Iniciar". Um conjunto de planilhas será gerado automaticamente, chamadas de "Planilha1", "Planilha2" e "Planilha3".

  2. 2

    Lembre-se que toda coluna possui um título que o Excel utiliza nas fórmulas e que toda linha possui um número. O local da planilha onde uma linha e uma coluna se encontram é chamado de célula. Todo nome destas é feito com a letra da coluna e o número da linha. O nome da primeira célula ao topo da planilha é "A1" e a próxima à direita é "B1".

  3. 3

    Comece digitando os números que deseja calcular na Planilha1. Você pode digitá-los em uma única coluna ou através das linhas. A opção de colocá-los em mais de uma coluna ou linha também existe.

  4. 4

    Coloque o cursor na primeira célula vazia, abaixo dos dados de sua coluna ou no final da primeira linha. Observe que o Excel mostra a localização daquele e o nome da célula embaixo da barra de ferramentas, no topo da tela.

  5. 5

    Comece toda fórmula digitando o sinal de igualdade. O programa irá imediatamente mostrá-la na "Barra de fórmulas", situada acima da primeira linha.

  6. 6

    Clique na primeira célula que você deseja incluir. O Excel adicionará o nome dela em sua fórmula. Digite uma função matemática. Caso esteja somando números, utilize o sinal positivo do seu teclado. Para subtrações, utilize o sinal negativo. Para divisões, use o sinal de barra. Para multiplicações, o programa usa o asterisco, acima do número oito.

  7. 7

    Clique em todas as células que quer em sua fórmula e digite a função aritmética que você precisa. Agora clique na marca verde de verificação, no começo da barra de fórmulas, quando esta for finalizada.

    Auto-soma

  1. 1

    Use o botão de auto-soma para adições rápidas de uma coluna ou linhas de números. Será muito mais fácil do que clicar em todas as células e digitar o sinal positivo.

  2. 2

    Coloque o cursor na primeira célula após os números. Clique no botão de auto-soma, que se parece com uma letra E maiúscula e está localizado na barra de edição do Excel. O programa realça todas as células da coluna abaixo até chegar em uma célula vazia. Para dados armazenados em uma linha, eles são selecionados no lado esquerdo do cursor.

  3. 3

    Clique na marca verde de verificação na barra de fórmulas para completar a sua fórmula.

    Utilize funções do Excel em sua fórmula

  1. 1

    Crie uma fórmula com as funções pré-definidas do Excel colocando seu cursor em uma célula vazia. Digite o sinal de igualdade para começá-la. Escolha "Fórmulas" e então clique em "Inserir função" caso esteja no Excel 2007. Na versão de 2003, clique no menu "Inserir" e selecione "Inserir função" do menu suspenso.

  2. 2

    Selecione a função desejada. Suas escolhas incluem finanças, data, tempo, estatística, engenharia, trigonometria, lógica e muitas outras, organizadas em categorias. Para visualizar todas, selecione "Todas" no campo de categorias.

  3. 3

    Selecione a função necessária realçando-a na lista de funções. Clique nela para inserir em sua fórmula. O programa irá colocá-la na barra de fórmulas. Selecione a função COUNT ou AVERAGE como exemplo.

  4. 4

    Complete sua fórmula clicando em todas as células que você deseja incluir nela. Após terminar de adicionar células, clique na marca verde de verificação. O programa irá mostrar os resultados do cálculo de sua função.

Dicas & Advertências

  • O Excel utiliza a ordem de operações algébricas em seus cálculos. Primeiro, os parênteses são removidos, depois os expoentes são calculados, seguidos por multiplicação, divisão, adição e subtração.
  • Faça uso dos parênteses para forçar o programa a mudar a ordem de operações

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media