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Como criar um modelo de certificado

Atualizado em 20 julho, 2017

Presentear alguém com um certificado personalizado é uma forma significativa de reconhecer o sucesso. Felizmente, criar e imprimir seu próprio certificado é bastante fácil. Usando o Microsoft Word, você pode criar um modelo personalizado que poderá ser acessado e usado muitas vezes. Para criá-lo partir do zero, siga estes passos.

Instruções

Crie seu diploma personalizado rapidamente no Microsoft Word (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Abra o Microsoft Word. Vá em "Layout da Página" e clique em "Orientação". Como a maioria dos certificados são impressos no formato paisagem, é recomendável que você selecione "Paisagem". No Word 2003, clique em "Arquivo", depois em "Configurar página" e, em seguida, clique na guia "Margens" e selecione o ícone "Paisagem".

  2. Volte em "Layout da Página". Clique em "Bordas da Página". Você terá as opções sobre bordas. Na função "Arte", você encontrará bordas divertidas como estrelas e corações, assim como as bordas de linhas clássicas. Nessa opção você também poderá alterar as cores e o tamanho da borda. No Word 2003, vá em "Formatar", depois em "Bordas e Sombreamento" e em "Borda da página".

  3. Digite o título do certificado no topo. Exemplos: "Certificado de Conclusão", "Certificado de Participação", etc. Use um tamanho de fonte grande, entre 50 e 70. Escolha uma fonte que se encaixe no tipo de certificado que estiver sendo concedido.

  4. Aperte "Enter" duas vezes para dar espaçamento. Então, em fonte menor (em torno de 30 pontos), digite "Concedido a", ou "Conferido a".

  5. Salte algumas linhas. Faça uma linha para escrever o nome da pessoa à mão após o certificado ser impresso. Deixe bastante espaço.

  6. Se for o caso, inclua uma legenda com algo do tipo "Pela conclusão bem sucedida de" e digite a frase apropriada. Utilize a mesma fonte da linha "Concedido a".

  7. Deixe espaço para as assinaturas. Perto da parte inferior, coloque uma linha (ou linhas se desejar mais de uma assinatura); então, abaixo da linha, coloque o título da pessoa que vai assinar.

  8. Finalmente, clique em "Salvar Como". Nessa janela, ao lado de "Salvar Como Tipo", procure "Modelo do Word". Em seguida, clique em "Salvar".

Dicas

  • Os certificados são normalmente formatados com todo o texto centralizado.
  • Se desejar uma aparência profissional e autêntica, compre papel de gramatura maior.
  • Se não tiver muito tempo disponível, há modelos que podem facilitar o trabalho. Para os usuários do Microsoft Office, um ótimo recurso é a página de modelos da Microsoft (consulte Recursos).
  • Além disso, o Microsoft Publisher tem modelos prontos para serem usados. Se tiver acesso ao Publisher, basta abrir o programa, clicar no link "Conceder Certificados" no lado esquerdo, e começar a personalizar.
  • Depois de escolher um modelo, basta adicionar o nome da pessoa e a data, bem como qualquer outra informação relevante. Por fim, imprima o certificado.

O que você precisa

  • Microsoft Word
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