Como criar um programa de teste de múltipla escolha em C

Escrito por micah mcdunnigan | Traduzido por yaakov ben levy
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Como criar um programa de teste de múltipla escolha em C
Seus primeiros programas em C não serão jogos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Enquanto C é uma linguagem robusta que dá a capacidade de codificar tudo, desde sistemas operacionais a jogos de videogame, primeiro você deverá saber como programar na linguagem. Por isso, enquanto você estiver aprendendo, seus projetos não serão jogos em 3D ou componentes de um sistema operacional. Os programas serão simples, com o intuito de lhe ensinar os conceitos básicos da linguagem. Um desses projetos é a administração de um teste de múltipla escolha a partir de linhas de comando, informando ao usuário a sua pontuação final.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Declare uma variável inteira para usar como pontuação utilizando a sintaxe "int score = 0;" onde "score" (pontuação) é a variável. Em seguida, declare uma outra variável inteira para a resposta de cada questão, utilizando a sintaxe "int selection;" onde "selection" (seleção) é o nome da variável.

  2. 2

    Digite "cout << 'questão';" onde "questão" é a questão que você deseja perguntar.

  3. 3

    Digite "printf('escolha: resposta');" onde "escolha" é o número das possíveis respostas.

  4. 4

    Repita o passo 3 até que você tenha dado a resposta correta e as respostas incorretas para a questão.

  5. 5

    Digite "scanf ("% d ',&selection);" para permitir com que o seu programa pegue a escolha do usuário e possa e atribuí-la à variável de seleção.

  6. 6

    Configure uma afirmação "if" para verificar se a resposta dada é correta ou não. Use a sintaxe a seguir:

    "if (selection == resposta-correta) { score = score + 1; printf('Correto'); }"

    O código acima faz com que a pontuação do usuário aumente cada vez que ele acertar a resposta e, quando acertar, aparecerá uma mensagem "Correto", avisando o jogador de seu acerto.

  7. 7

    Configure o código para quando o usuário escolher a resposta errada com a seguinte sintaxe: "else { printf('Errado, a resposta correta era: resposta-correta'); }"

    onde o "Errado" é a mensagem que você deseja mostrar ao usuário quando ele errar a questão, e "resposta-correta" deverá ser preenchido com a resposta correta.

  8. 8

    Repita o segundo até o sétimo passo até que você tenha colocado todas as questões.

  9. 9

    Mostre a pontuação geral do usuário com a sintaxe "printf('Você acertou %d de %d questões', score, totais-questões);" onde "totais-de-questões" é o número total de questões que você colocou no teste.

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