Como criar um relógio no Game Maker

Escrito por kevin walker | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um relógio no Game Maker
Alguns jogos precisam de um relógio (chronometre image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com)

A suíte de desenvolvimento "Game Maker", da YoYo Games, é popular por sua capacidade de permitir a criadores de jogos iniciantes fazer seus próprios produtos sem conhecimentos de programação. No entanto, algumas características não estão diretamente implementadas na interface. É aqui onde o desenvolvedor deve escrever seu próprio código. Um exemplo disso é um relógio que limite o jogador a uma certa quantidade de tempo para completar um nível.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie um objeto clicando com o botão direito em "Objects" (objetos) e escolhendo "Create Object" (criar objeto). Coloque "timer" (relógio) como nome e não o associe com um sprite.

  2. 2

    Clique em "Add Event" (adicionar evento) e "Create" (criar). Isso criará um código que se executará assim que o jogo começar.

  3. 3

    Acesse a aba "Control" (controle) e arraste para o painel "Actions" (ações) o ícone que possui um quadrado com as letras "VAR". Essa ação se chama "set variable" (definir variável) e armazenará a informação que será usada em outras partes do programa. Na caixa que aparecerá, digite o nome "room_speed" e defina o valor em 30. Isso indicará ao jogo que você quer processar gráficos a 30 quadros por segundo. Esse passo é importante, pois o "Game Maker" lembra apenas a quantidade de quadros exibida e não o tempo passado.

  4. 4

    Arraste outra ação "set variable" no painel "Actions". Coloque "seconds" (segundos) como nome e dez como valor. Essa será a quantidade de tempo no relógio do jogo.

  5. 5

    Clique na aba "Main 2" (principal 2) e arraste o ícone com aparência de relógio para o painel "Actions". Altere o parâmetro "number of steps" (número de passos) para "room_speed" (lembre que essa variável indica ao jogo a quantidade de quadros que passará por segundo). Agora está configurado um alarme que se ativará após essa quantidade de quadros (ou seja, após um segundo).

  6. 6

    Clique em "Add Event" e escolha "Alarm" (alarme), para criar o código que se executará a cada segundo.

  7. 7

    Arraste outra ação "set variable", defina a variável "seconds" em -1 e clique na caixa "relative" (relativo). Isso indicará ao "Game Maker" que deve subtrair uma unidade da variável "seconds", em vez de definir "-1" como valor final.

  8. 8

    Arraste o ícone de teste de variável para o painel "Actions". Ele é indicado com as letras "VAR" dentro de um octógono. Defina "seconds" como a variável a ser testada e o valor em 0.

  9. 9

    Acesse a aba "Main 2" e arraste o ícone "End Game" (finalizar jogo) para o painel "Actions" (ações); ele parece um botão vermelho de desligar. Com isso, o jogo será finalizado quando o contador de segundos atingir o valor zero.

  10. 10

    Volte para a aba "Control". Arraste o ícone "ELSE" para o painel "Actions". Isso indicará ao "Game Maker" o que fazer se a quantidade de segundos não for zero: reinicializar o alarme. Acesse a aba "Main 2" e arraste a ação "set alarm" (definir alarme) no painel "Actions". Defina o alarme como "room_speed".

  11. 11

    Clique em "Add Event" e selecione "Draw" (exibir). O relógio é completamente funcional, mas será justo para o jogador apenas se ele vê-lo. Arraste o botão "Draw Variable" (exibir variável), da aba "Control" (controle), e digite "seconds", como variável.

  12. 12

    Crie uma sala clicando com o botão direito em "rooms" (salas) e selecionando "create room" (criar sala). Clique em qualquer parte da grade da sala para adicionar um objeto "timer". Clique na marca de verificação verde para "salvar" e na seta verde para "executar" o jogo. O jogo se executará por dez segundos, com um relógio na parte superior esquerda da tela, e finalizará.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível