Mais
×

Como criar um script do MS Excel

Atualizado em 20 julho, 2017

O Excel é o programa de planilhas do pacote de softwares Microsoft Office (MO). Devido ao predomínio do MO, ele está, frequentemente, disponível na maioria dos computadores pessoais e em um grande número de Macs. Um programa de planilhas manipula os dados através de uma série de tabelas, cada uma com diferentes pontos de dados possuindo suas próprias células. O Excel oferece uma enorme quantidade de funções pré-definidas para manejar e analisar dados, porém, às vezes, é preciso escrever seus próprios scripts. Isso pode ser feito utilizando o módulo de aplicações do Visual Basic (VBA).

Instruções

É possível criar scripts personalizados para uso no MS Excel (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Abra o Excel e carregue uma cópia do arquivo que deseja manipular utilizando um script personalizado.

  2. Pressione "Alt + F11" para abrir o VBA. O novo programa vai abrir em uma janela quase vazia. Haverá duas caixas no lado esquerdo, uma em cima da outra, chamadas "Projeto (alguma coisa)" e "Propriedades (um nome de planilha)".

  3. Clique com o botão direito em "Inserir" e, então, em "Módulos", para inserir um novo módulo (bloco de código) na sua pasta de trabalho.

  4. Digite "function (o nome da função)()" para criar uma nova função. Se deseja fazer um novo macro, substitua "function" por "sub". Aperte "Enter" (Entrar) ao finalizar e uma "End Function" (Finalizar função) deverá ser inserida automaticamente.

  5. Coloque seu script dentro de uma função ou sub-rotina. Se desejar retornar valores ao usuário, use o comando "return" (retornar). Também é possível aceitar valores, tais como parâmetros em uma função. Para isso, coloque as variáveis dentro dos parênteses diretamente após o "function (nome da função)".

O que você precisa

  • Microsoft Excel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article