Mais
×

Como criar tabuadas com fórmulas de Excel

Atualizado em 17 abril, 2017

Use o Excel para criar uma tabuada que você poderá imprimir para estudar ou ensinar. Crie uma folha de trabalho usando duas variáveis para os fatores, números que se multiplicam para obter o resultado da multiplicação, conhecido como "produto". Use fórmulas absolutas para certificar-se de que as células corretas estejam sendo referenciadas nas linhas e colunas. Essa técnica para criar uma tabuada se aplica a qualquer versão do Excel e não requer a criação de tabelas especiais.

Instruções

Use software de computador para métodos educacionais (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra uma nova folha de trabalho no Excel. Salve seu arquivo antes de começar,para evitar perder seu trabalho.

  2. Crie uma coluna para os multiplicandos. Clique na célula A2 e digite o número 1. Clique na célula A3 e digite o número 2. Estenda a lista para a quantidade de números desejada da seguinte forma: selecione as duas células, A2 e A3, clicando com o seu mouse na primeira e arrastando-a para a segunda; em seguida, coloque seu cursor sobre a caixinha preta do canto inferior direito. Quando o sinal "+" branco se transformar em um sinal "+" comum, clique e arraste a caixinha preta até o número desejado. À direita do mouse você poderá acompanhar o número atual que será inserido. Para começar, arraste até 10 para uma tabela de multiplicação básica. Como alternativa, digite os números na lista.

  3. Crie uma linha para os multiplicadores. Clique na célula B1 e digite o número 1. Clique na célula C1 e digite o número 2. Estenda a lista da mesma forma que estendeu os elementos da coluna, até a quantidade desejada de números.

  4. Crie a fórmula que será usada para obter os resultados da tabuada. Clique na célula B2 e digite a fórmula "=B$1*$A2", na célula ou na barra de fórmulas de cima. Os sinais de $ criarão uma fórmula absoluta.

  5. Copie a fórmula pela coluna de multiplicando clicando na célula B2 e arrastando a caixinha preta pela coluna B, até chegar ao fim da sua lista de números na coluna A.

  6. Copie a fórmula para os multiplicandos e multiplicadores restantes selecionando todas as células no intervalo que vai de B2 até o último elemento da sua coluna. Por exemplo, se você estiver utilizado 10 números, arraste as células de B2 até B11. Com as células selecionadas, coloque o mouse na caixinha preta e arraste-o através da tabuada inteira, até chegar à última coluna com um número na linha superior.

  7. Adicione multiplicandos e multiplicadores adicionais, se forem precisos, para aumentar a quantidade de números na sua tabuada. Estenda a fórmula para as células adicionais da mesma forma que o passo 6.

Dicas

  • Formate sua tabuada com um título, cabeçalhos de coluna e linha, e uma legenda para identificar as partes e facilitar a leitura.

O que você precisa

  • Microsoft Excel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article