Como criar um texto com lacunas

Escrito por contributing writer | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um texto com lacunas
Exemplo de texto com lacunas (Carin Wilson)

O texto com lacunas é uma estratégia de leitura que aprimora a compreensão da palavra escrita. Consiste em um texto do qual foram omitidas algumas palavras. Para o professor, o objetivo dessa atividade é melhorar a compreensão através da leitura. O aluno, por sua vez, lê a passagem tentando prever as palavras que melhor se encaixam nas lacunas.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Duas cópias de um texto curto (200 a 300 palavras)
  • Corretivo ou processador de texto
  • Copiadora
  • Cópias do texto com lacunas para os alunos
  • Cópias do texto completo para os alunos
  • Retroprojetor ou software de apresentação
  • Texto com lacunas em transparência ou arquivo compatível
  • Marcador de texto

Lista completaMinimizar

Instruções

    Construindo o texto

  1. 1

    Escolha um tema. Um texto com lacunas pode ser usado para introduzir um novo assunto ou revisar temas já trabalhados. Escolha um texto complementar curto para ser transformado. Por exemplo, se você for professor de história e estiver começando um tópico sobre a Guerra Civil Americana, pode encontrar uma carta escrita por um soldado para sua esposa ou escrever um resumo para o tópico. Qualquer texto pode ser usado para essa atividade.

  2. 2

    Copie ou redigite o texto escolhido. Se for usar o corretivo para apagar as palavras, use a copiadora para produzir as cópias: uma para você e uma para cada aluno. Caso utilize o processador de texto, crie duas páginas com o mesmo texto: uma com o trecho completo e a outra contendo as lacunas.

  3. 3

    Escolha as palavras que serão omitidas em toda a extensão do texto. Uma vez copiado o trecho, passe o corretivo sobre as palavras selecionadas. Importante: como este não é um exercício de gramática ou de vocabulário, evite apagar apenas as palavras-chave. Uma boa estratégia é apagar uma em cada cinco palavras, incluindo artigos ('o', 'a', 'um', 'uma') e conjunções ('e', 'mas', 'ou'). Se estiver usando o processador de texto, selecione as palavras que serão omitidas e insira os espaços em branco que serão preenchidos pelos alunos.

  4. 4

    Copie o texto com lacunas em uma folha à parte. É importante que o texto completo e o trecho com lacunas não fiquem na mesma página, como será explicitado na próxima seção deste artigo.

    Realizando a atividade

  1. 1

    Distribua o texto com as lacunas.

  2. 2

    Diga aos alunos que leiam o trecho, apesar dos espaços em branco.

  3. 3

    Diga aos alunos que tentem adivinhar ou prever as palavras que melhor se encaixam nos espaços em branco. Você pode sugerir que prestem atenção no contexto e procurem determinar quais classes de palavras ou partes da oração estão faltando. Importante: informe que todos terão acesso ao texto completo para conferir se suas previsões estavam corretas e que as respostas diferentes não afetarão a nota. (Se quiser atribuir notas, considere apenas a completitude.) Quando terminarem, peça que eles virem as folhas para esconder o texto.

  4. 4

    Distribua o texto completo. Diga aos alunos que leiam em silêncio, prestando atenção nas palavras que estavam faltando no primeiro texto. Importante: Os alunos devem ler um texto de cada vez. Neste momento, eles não devem "conferir as respostas", comparando-as com o texto original. A leitura simultânea inviabilizaria o objetivo dessa estratégia.

  5. 5

    Diga aos alunos que escondam o texto completo, virando a folha, e voltem ao texto com lacunas. Agora, eles terão a oportunidade de corrigir suas previsões, se necessário. Se o aluno não conseguir lembrar as palavras e quiser voltar ao texto completo, deve esconder o texto com lacunas, reler o texto completo, escondê-lo novamente e só então retomar seu exercício. Os dois documentos nunca estarão disponíveis para leitura ao mesmo tempo.

    Como criar um texto com lacunas
    Texto preenchido e corrigido pelo aluno

    Revisando

  1. 1

    Com a ajuda de um projetor, discuta com a classe as palavras que possam ser utilizadas em cada um dos espaços em branco.

  2. 2

    Pergunte aos alunos quais palavras eles escolheram para um determinado espaço e discuta as razões dessas escolhas. Cumprimente os alunos que usaram sinônimos (por exemplo, "paralisado" no lugar de "inerte"), pois isso mostra a capacidade de fazer previsões significativas com base na compreensão do que foi lido - e o objetivo dessa estratégia é justamente aprimorar essa habilidade.

  3. 3

    Repita o procedimento para todos os espaços, se possível.

  4. 4

    Quando terminar a revisão, peça aos alunos que escondam os dois textos. Passe um rápido questionário bem objetivo e informal, ou faça perguntas sobre o tema trabalhado.

  5. 5

    Mostre aos alunos que eles aprenderam algo através do seu próprio trabalho, lendo, fazendo previsões, corrigindo e discutindo suas respostas. Quando os estudantes sentem que conseguiram aprender sozinhos, sua autoconfiança aumenta e a informação permanece na memória por mais tempo, quando não por toda a vida.

Dicas & Advertências

  • Se precisar atribuir nota à atividade, considere apenas a completitude e não a exatidão das respostas. Os alunos podem se sentir prejudicados por considerarem a atividade uma "prova" ou "exercício para nota" sem aviso prévio.
  • Como não se trata de um exercício de gramática ou de vocabulário, não use um banco de palavras. Os alunos devem recorrer ao seu conhecimento do tema, da palavra escrita e da gramática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível