Como Criar uma Timeline Interativa com o Flash

Escrito por william harrel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como Criar uma Timeline Interativa com o Flash
(page of a notebook image by Victor M. from Fotolia.com)

A maior parte dos designers utiliza Adobe Flash para criar filmes interativos. Você cria filmes no Flash em uma Timeline que consiste de camadas e frames. Uma “Timeline interativa” permite que os usuários do seu filme cliquem em “hot spots”, normalmente botões, para navegar para outas partes da Timeline do filme, ou pular para links URL externos para outros filmes em Flash, páginas da web, arquivos PDF e assim por diante. Criar botões clicáveis no Flash é um processo em duas partes: colocar e identificar um botão ou “símbolo de botão”, por exemplo no stage, e escrever um ActionScript correspondente para interagir com o botão.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Adobe Flash CS3 ou mais recente

Lista completaMinimizar

Instruções

    Pausa para Interação do Usuário

  1. 1

    Abra o filme de Flash FLA que você quer tornar interativo no Flash. Clique em “Open” no menu e escolha “Open” para mostrar a caixa de diálogo “Open”. Navegue até o arquivo FLA, selecione-o e clique no botão “Open”.

  2. 2

    Vá ao painel da Timeline. Dependendo da sua versão do Flash, o painel da Timeline está localizado acima ou abaixo da janela do documento. Clique no botão “New Layer" – o primeiro botão no canto inferior esquerdo do painel da Timeline – para criar uma nova camada. Clique duas vezes no nome da camada para selecionar o nome; renomeie a camada “Actions”.

  3. 3

    Vá ao frame na camada Actions, onde você quer colocar seu botão. Clique com o botão direito no frame e escolha "Insert Keyframe" no menu. Clique com o botão direito no novo keyframe e escolha "Actions" no menu. Isso abre o painel Actions. Digite o seguinte script no lado direito do painel Actions: stop();

  4. 4

    Teste o filme. Clique em “Control” na barra de menu e escolha “Test Movie”. O filme para no frame no qual você inseriu o script.

    Criar e Identificar Símbolos de Botão

  1. 1

    Clique no novo keyframe para selecioná-lo. Clique em "Window" na barra de menu e escolha "Common Libraries”. Selecione "Buttons" no menu. Isso abre o painel Library – Buttons. Encontre na lista de pastas e botões um botão pré-pronto que combine com o seu design. Conforme você seleciona cada botão na lista, pode ver o preview em cima do painel.

  2. 2

    Arraste o seu botão para o stage. Selecione o novo botão. Vá para o painel Properties e digite “button1” no Instance Name field em cima do painel. Você pode dar aos botões praticamente qualquer nome que quiser, mas deve usar algo simples e descritivo. Se você também planeja utilizar vários botões, usar algo como “button1” permite que você crie um esquema fácil de usar. Seu próximo botão, por exemplo, seria “button2”.

  3. 3

    Clique com o botão direito na camada Actions e escolha “Actions” do menu.

  4. 4

    Digite (ou copie e cole) o seguinte script no lado direito do painel Actions, abaixo da ação "stop();" que você criou antes: button1.addEventListener(MouseEvent.CLICK, button1); function button1(event:MouseEvent):void { nextFrame(); } Esse script diz ao Flash para pular para o próximo frame quando o usuário clicar no botão com o nome "button1". Este é um script muito simples. O que o botão faz quando é clicado é definido na última linha. Substitua "nextFrame();" por "nextScene();", por exemplo, para pular para o filme para a próxima cena. Utilize "gotoAndPlay("10");" para enviar o filme para o frame “10” na Timeline. (Substitua o número nos parênteses com o frame desejado).

  5. 5

    Teste o filme. Quando clicar no botão, o filme deve começar novamente.

Dicas & Advertências

  • Para criar botões múltiplos, repita este processo novamente (você, no entanto, precisa de uma nova camada pra cada botão). Dê ao próximo botão um nome exclusivo, como "button2". Copie e cole o script no painel Actions para duplicá-lo. Substitua todas as três ocorrências de “button1” no script por “button2”.
  • Todos os botões e scripts devem ter nomes e os nomes correspondentes devem combinar-se com os botões e scrips. Senão, a interatividade não funciona.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível