Como criar um tom sépia em imagens

Escrito por jack gerard | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um tom sépia em imagens
Uma imagem comum pode ficar mais elegante em tons de sépia (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Tons sépia são um ajuste popular para fotografias e arte digital, já que eles frequentemente dão um ar de distinção a imagens que sem eles seriam comuns. Adicionar um tom de sépia sozinho não é difícil e leva apenas alguns minutos, qualquer que seja o software de edição gráfica que você estiver usando. Para estas instruções, serão exploradas as opções de três dos programas mais populares Adobe Photoshop, Corel Paint Shop Pro e o open-source Graphic Image Manipulation Program (GIMP).

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Photoshop

  1. 1

    Abra a imagem à qual você deseja adicionar tons de sépia e depois use "Save as..." ("Salvar como...") para fazer uma cópia dela. Assim você terá um backup caso tenha problemas com os tons de sépia e não consiga desfazê-los.

  2. 2

    A partir do menu "Image" ("Imagem"), abra o menu "Adjustments" ("Ajustes") e selecione "Desaturate" ("Dessaturar"). Isto vai remover todas as informações de cor da imagem, mas ainda a manterá no seu modo de cor atual. Ela vai aparecer em preto e branco, como se você a tivesse convertido para escala de cinza, mas você ainda vai conseguir usar cores nela.

  3. 3

    Abra o menu "Layers" ("Camadas"). Escolha "New Adjustment Layer" ("Nova camada de ajuste") e depois selecione a opção "Photo Filter" ("Filtro de fotos"). Clique em "OK" na opção "New Layer" ("Nova camada") depois de confirmar que a camada não tem cor, está no modo Normal e tem 100% de opacidade. Quando a janela "New Layer" ("Nova camada") se fechar, uma nova janela se abrirá para as opções do "Photo Filter" ("Filtro de fotos").

  4. 4

    Escolha "Sépia" entre as opções de filtro na janela "Photo Filter" ("Filtro de fotos"). Certifique-se de que a opção "Preserve Luminosity" ("Preservar luminosidade") está selecionada. Comece alterando a porcentagem de "Density" ("Densidade"), verificando o tom de sépia que diferentes porcentagens criam. Uma porcentagem de 50 vai criar um tom homogêneo, mas experimente diferentes opções também, para ter certeza de obter o tom exato que está procurando. Quando estiver satisfeito, clique em "OK" e as mudanças serão aplicadas.

    Paint Shop Pro

  1. 1

    Salve uma cópia de backup da sua imagem do mesmo jeito que no Passo 1 das instruções para o Photoshop. Depois de salvar a cópia, abra o menu "Colors" ("Cores") e selecione a opção "Gray Scale" ("Escala de cinza"). Isso vai remover as informações de cor da sua foto.

  2. 2

    Abra o menu "Colors" ("Cores") novamente e selecione "Increase Color Depth" ("Aumentar profundidade da cor"); depois, selecione a opção "16 Million Colors" ("16 milhões de cores"). Isto vai permitir que você use cores novamente na sua imagem em preto e branco.

  3. 3

    Abra o menu "Colors" ("Cores") pela terceira vez. Desta vez, selecione a opção "Adjust" ("Ajustar") e depois clique em "Red/Green/Blue" ("Vermelho/Verde/Azul"). Uma janela de opções vai se abrir.

  4. 4

    Configure a opção "%Red" ("%Vermelho") para um número entre 15 e 20 e depois a opção "%Blue" ("%Azul") para um número entre -15 e -20. Ajuste esses dois valores para experimentar com diferentes tons de sépia. Pressione o botão "OK" quando tiver terminado para finalizar a mudança.

    GIMP

  1. 1

    Crie uma cópia de backup para a sua imagem usando a opção "Duplicate" ("Duplicar") do menu "Image" ("Imagem"). Dessature a imagem em que você está trabalhando abrindo o menu "Image" ("Imagem"), selecionando "Colors" ("Cores") e depois clicando na opção "Desaturate" ("Dessaturar"). Isto vai remover as informações de cor mantendo o modo RGB.

  2. 2

    Clique duas vezes em "Foreground Color" ("Cor do primeiro plano") para abrir a caixa de "Color selection" ("Seleção de cor"). Ajuste as opções "R", "G" e "B" até que "R" esteja por volta de 162, "G" entre 125 e 135, e "B" em 100 ou um pouco acima. Assim como nos outros métodos, ajuste estes números até que você encontre o tom de sépia de que mais gosta.

  3. 3

    Pressione "Ctrl" e "L" para abrir a janela "Layers" ("Camadas"), escolhendo "New Layer" ("Nova camada") entre as opções disponíveis. Nomeie-a como quiser e escolha a opção "Foreground" ("Primeiro plano") do menu "Layer Fill Type" ("Tipo de preenchimento de camada"). Clique em "OK" e a nova camada será criada (e vai transformar toda a sua imagem na sua cor de primeiro plano).

  4. 4

    Mude o Modo para "Color" ("Cores") na janela "Layers, Channels & Paths" ("Camadas, canais e caminhos"), certificando-se de que a camada com o tom de sépia esteja selecionada. Sua imagem vai aparecer novamente, desta vez colorida pela cor do primeiro plano da outra camada.

  5. 5

    Ajuste a opacidade da camada para variar a intensidade do seu tom de sépia. Quando você tiver atingido a intensidade de tom desejada, nivele a imagem e salve-a.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível