×
Loading ...

Crie suas próprias estampas para tecidos

Atualizado em 17 abril, 2017

Deixe sua criatividade realmente voar ao criar suas próprias estampas para tecidos. Não se contente com as mesmas cores e estampas que sempre vemos nas roupas de outras pessoas. É fácil e divertido fazer suas próprias estampas. Leia mais para saber como fazê-las.

Instruções

  1. Lave e seque sua roupa ou material de costura, exatamente como você vai cuidar dela no futuro. Se for lavá-la de maneira suave e secá-la ao ar livre, por exemplo, faça isso primeiro. Lavar dessa maneira irá prolongar a vida útil das roupas e também amolecer as fibras para que o corante, o giz de cera ou a tinta possam ser absorvidos.

    Loading...
  2. Se deseja obter uma cor de fundo completa, siga as instruções na parte de trás da caixa do pó corante. Lembre-se de que quanto mais tempo deixar o seu material ou roupa mergulhado em um banho de tintura, mais intensa e escura será a cor de fundo. Coloque luvas de borracha para proteger as mãos e remover o material ou as roupas do banho de tinta corante. Coloque água fria na outra bacia e coloque o material ou roupas recém tingidos em água fria. Elimine cuidadosamente o corante; ou, se quiser usar essa cor em outras peças de vestuário ou material no final do dia, guarde-o em um recipiente de plástico ou de vidro grande. Lave o material ou a roupa, coloque-os em outra bacia com água limpa, e dessa vez acrescente vinagre à água. Molhe a roupa ou material na mistura de água e vinagre. Agora lave novamente e seque seu material ou roupas, adicionando uma xícara de vinagre na água de enxágue para evitar que o tecido recém tingido solte tinta.

  3. Em seguida, usando um lápis macio, esboce a estampa que deseja criar diretamente no tecido. Se quiser redemoinhos, ou pontos, ou besouros marchando em linha, desenhe-os. Você manda no seu design. Use giz de cera se desejar, e adicione cores em partes do projeto. Esfregue giz de cera no tecido para obter uma cor rica, completa. Em seguida, coloque o material ou a roupa entre duas folhas de papel pardo, como um sanduíche. Passe a ferro a parte de cima do papel pardo, pressionando firmemente. Deixe esfriar e levante cuidadosamente o papel para verificar o design. Continue passando a ferro as pequenas áreas até que tenha todo o design "derretido" nas fibras do tecido ou da roupa. Você acabou de fazer sua própria impressão no tecido.

  4. Prefere usar carimbos e tinta acrílica? Então pinte o plano de fundo ou deixe-o na cor original e inicie seu primeiro design de carimbo. Pinte as áreas do carimbo escolhido com uma camada de tinta para tecido e pressione firmemente sobre o material ou vestuário. Assim você evita acidentalmente manchar a pintura ou pegar o carimbo errado, use um carimbo e uma cor quantas vezes desejar, e em seguida, espere a tinta secar completamente. Repita com seu segundo carimbo e segunda cor de tinta para tecido e deixe tudo secar completamente novamente. Termine com o último carimbo e cor e mais uma vez, deixe secar. Você nunca verá esse tipo de estampa de tecido em qualquer outra pessoa.

  5. Combine todos os passos acima para cobrir completamente a cor original do tecido e criar sua própria estampa original. Parabéns, você acaba de entrar para o time dos famosos designers, a maioria dos quais nunca, jamais usaria uma estampa que outra pessoa pudesse encontrar ou usar. Agora use e desfrute de sua nova estampa, e mostre sua criatividade especial a todos para que possam admirar sua criação mais recente.

Loading...

Dicas

  • Se o seu vestuário pronto possuir botões, troque-os para que cada botão adquira uma das cores que usou na nova estampa de tecido.

Aviso

  • Provavelmente, não é possível tingir tecidos de marrom escuro ou preto e, em seguida, conseguir usar outras cores no mesmo tecido para contrastar contra essa cor de fundo intensa. Geralmente, é melhor usar preto, marrom escuro ou azul marinho como cores acessórias ao invés de um plano de fundo inteiro.
  • Se você for guardar o corante para uso posterior, rotule o recipiente em que ele está armazenado para que alguém não confunda-o com algo para beber. Esteja ciente de que o corante frio não terá o mesmo efeito no tecido como teve quando foi usado misturado com água quente pela primeira vez.

O que você precisa

  • Tecido de algodão branco, creme ou de cores pastéis claras
  • Se for costurar sua própria roupa do tecido que criar, siga instruções do molde para determinar o comprimento
  • Se não quiser costurar a própria roupa, compre uma pronta feita de algodão branco, creme ou de cores pastéis
  • Lápis de grafite macio
  • Um pacote de corante em pó e duas bacias plásticas suficientemente grandes para conterem as roupas completamente submersas
  • Duas xícaras de vinagre branco
  • Luvas de borracha para proteger as mãos
  • Lápis de cera antigos, como os que você usava na escola
  • Saco de papel marrom grosso ou folha grossa de papel pardo
  • Ferro e tábua de passar
  • Dois ou três carimbos já montados em blocos de madeira
  • Duas ou três cores de tinta acrílica para tecido
  • Dois ou três pincéis pequenos de pintura
Loading ...
Loading ...