Cuidados com o bonsai de bordo japonês

Escrito por marie louise | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com o bonsai de bordo japonês
Árvores bonsai de bordo japonês são delicadas e bonitas (bonsai tree image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Bordos japoneses são árvores bonsai compactas de crescimento lento, que produzem uma bela cor de folhas de outono, que vão de um vermelho-escuro ao dourado. O tamanho pequeno do bordo japonês o torna ideal para a formação de bonsai. Estas arvorezinhas requerem uma quantidade moderada de cuidados para mantê-las saudáveis​​. Devido à folhagem delicada da árvore bonsai ela deve ser protegida do vento.

Outras pessoas estão lendo

Luz

Coloque o bonsai perto de uma janela para receber luz solar indireta. Durante o verão, é importante protegê-lo da luz solar direta para evitar de queimar as folhas. Os bordos de folhas vermelhas são mais propensos a queimaduras do sol do que os de folhas verdes. Folhas vermelhas podem desbotar ou ficar verdes se houver carência sol. Os raios da manhã e do final da tarde são ideais para árvores bonsai.

Solo

Bordos japoneses crescem melhor em solo ligeiramente ácido e com boa drenagem. O solo do vaso deve conter matéria orgânica como esfagno picado ou casca de coníferas. Adicionar esfagno picado é bom para solos mais alcalinos, porque ele é ligeiramente ácido e ajuda a equilibrar o pH do solo.

Rega

Regue árvores bonsai uma vez por dia, de manhã cedo ou no final da tarde com a água da chuva, pois a água da torneira pode conter níveis elevados de alcalinidade. Bonsais de bordo não são tolerantes à seca portanto o solo deve ser mantido úmido. Não regue em excesso tornando o solo encharcado, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Fertilizantes

Arvores de bonsai devem ser adubadas com fertilizante de alta concentração de nitrogênio a cada uma ou duas semana na primavera, quando os brotos de folhas se abrem. No final da primavera e no verão, quando as folhas estão completamente abertas, forneça aos bordos um fertilizante diluído e bem equilibrado. Durante o crescimento lento na parte mais quente do verão, fertilize o bonsai uma vez a cada duas semanas. Comece usando um fertilizante sem nitrogênio no final do verão e início do outono, reduza gradualmente o fertilizante antes do início do inverno. Depois de replantio ou se a árvore está enfraquecido pela doença, não fertilize. Uma vez que comece a crescer novamente, reinicie a fertilizar ao poucos.

Poda

Os ramos e as raízes devem ser podados ao mesmo tempo, para as raízes do bonsai não ficarem estressadas. Pode galhos de bordo japonês no outono ou no inverno para evitar a perda de seiva de árvore. Também é mais fácil de moldar a árvore com menos folhas nela. Para ter folhas menores em árvores de bonsai, retire as folhas da árvore, mas deixe as hastes delas, a cada dois anos no início do verão. Para manter a forma de bonsais de bordo maduros, arranque as pontas dos novos brotos após um ou dois pares de folhas estarem completamente formados.

Replantio

Para árvores com menos de 10 anos de idade, faça a troca de vasos a cada um ou dois anos no início da primavera, antes que os brotos das folhas estejam abertos. Árvores mais velhas podem ser replantadas a cada dois ou três anos. Um vaso raso é o melhor, pois permite que as raízes do bonsai tenham espaço para se espalhar. Corte as raízes até metade do seu comprimento antes de colocá-las em um vaso novo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível