Mais
×

Como cuidar de uma faca de cerâmica

Atualizado em 17 abril, 2017

O corte e durabilidade das facas de cerâmica fizeram delas a moda no mundo da culinária. Elas mantêm sua borda afiada, são resistentes a ferrugem e odor e cortam com precisão. As lâminas das faca de cerâmica são feitas de um material que perde apenas na dureza dos diamantes. Elas não quebram quando caem e conservam o corte fiado por muito mais tempo do que as outras facas de aço inoxidável. Apesar das facas de cerâmica serem duráveis, elas requerem cuidados adequados para uma função ideal. Através da utilização, limpeza, afiamento e armazenamento adequado, suas facas de cerâmica ficarão afiadas para sempre.

As facas de cerâmica conservam um corte afiado por tempo que as de aço inoxidável (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Uso adequado

Apesar das facas de cerâmica serem extremamente duráveis​​, elas não são para todos os fins. Sua dureza as torna muito mais rígidas que as facas de aço. Elas são feitas para cortar alimentos mais macios, como frutas e legumes e carnes desossadas. Utilizá-las em substâncias duras, como ossos ou alimentos congelados, pode causar lascas na lâmina, afetando o corte. Ao usar uma faca de cerâmica, é melhor manter a ponta na superfície de corte para evitar quebrar. Você também deve evitar usá-la como uma ferramenta para alavancar. Quando cortar com uma faca de cerâmica, use uma tábua de madeira ou de plástico. Superfícies mais duras, como vidro, mármore ou pedra, aumentarão a chance de dano e pode afetar o corte da lâmina.

Limpeza

Facas de cerâmica são extremamente sanitárias e muito fáceis de limpar. Devido à sua natureza não-porosa, os micróbios e bactérias não permeiam a lâmina. É recomendável lavá-las à mão, uma vez que não são adequadas para o lava louças. A lascagem da lâmina pode ocorrer se bater ou for atingida por outros pratos. As máquinas de lavar louça também podem deteriorar os cabos de madeira de alguns modelos. E por causa do corte das faca de cerâmica, pode facilmente causar ferimentos ao colocar ou tirar os pratos da máquina. A Kyocera, um grande fabricante de facas de cerâmica, recomenda simplesmente lavar à mão com detergente líquido.

Afiamento

Por causa da dureza das lâminas, as facas de cerâmica raramente precisam de afiamento. Ao contrário das de aço inoxidável que precisam ser afiadas cerca de uma vez por ano, as facas de cerâmica podem ficar de cinco a sete anos sem afiamento. Como são duras, elas precisam de uma pedra de diamante. Para proteger a qualidade da sua faca, o melhor é deixar esta tarefa para os amoladores profissionais. Alguns fabricantes afiarão as facas para você, então não se esqueça de guardar as informações da garantia após a compra.

Armazenamento

Você pode guardar com segurança sua faca de cerâmica em um bloco ou protegida dentro de um revestimento em uma gaveta. Organize-as para evitar o lascamento das lâminas e lesões acidentais. Para uma proteção extra, há facas de cerâmica dobráveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article